CAIXA COMPLETA, COM MANUAL
LANÇADO EM 2002 - 90 MIL CAIXAS PRODUZIDAS
A revista SUPERINTERESSANTE, conhecida popularmente “SUPER”, surgiu no mercado brasileiro em 1987, quando a editora Abril comprou os direitos da revista espanhola Muy Interesante, lançada no mercado em 1981. A editora planejava publicá-la de forma integral, apenas fazendo traduções, algo também feito na Alemanha, França e Itália. Foi então que descobriu que os fotolitos (chapas usadas durante o processo de impressão) eram maiores que os brasileiros, o que os levou a fazer as próprias reportagens. O projeto da nova revista tinha como objetivo divulgar curiosidades e acontecimentos fantásticos de qualquer ramo do conhecimento, porém também tinha a intenção de ganhar o reconhecimento da sociedade científica, para isso dando mais ênfase a temas que envolviam as ciências naturais.
A SUPERINTERESSANTE começou como revistinhas de vinte páginas distribuídas dentro de outras revistas da Abril (a “edição zero”). A edição no. 1 foi lançada quinze dias depois, no fim de setembro, trazendo como matéria de capa o tema “supercondutores”. E logo no primeiro dia nas bancas, cinco mil pessoas passaram a assiná-la. A edição (150 mil exemplares) logo se esgotou. A reimpressão (65 mil exemplares) também. Foi na década de 90 que a SUPER passou estabelecer novos tipos de reportagens em sua pauta, matérias que diziam respeito a outras áreas do conhecimento, como religião, filosofia e paranormalidade.
Em 1995 a revista sofreu reformas no projeto gráfico, passando a ter mais infográficos (envolvem diagramação, ilustração, conteúdo e tornarm as leituras muito mais atrativas), que se tornaram um dos principais atrativos da revista, sendo que diversos foram premiados em feiras internacionais. O espaço para curiosidades sempre esteve presente na revista, mas como um complemento. Com o passar do tempo, este item foi tomando conta de boa parte da SUPERINTERESSANTE, foi quando começou a sua mudança de postura diante da ciência. Progressivamente, o fator “entretenimento” nunca manteve uma posição fixa, mudando sempre; originalmente limitado a cartuns (e eventuais anedotas), logo começaram a surgir seções dedicadas a fatos curiosos, jogos eletrônicos, cultura pop e sites de internet.
Em 1997, para comemorar os dez anos de publicação, a SUPER lançou um CD com a maioria das matérias já publicadas. Tal idéia foi reaproveitada no aniversário de quinze anos, quando a revista lançou uma caixa com seis CDs, trazendo as edições antigas na íntegra em formato digital escaneadas em CD-ROM.
Características:
* 15 000 páginas – 178 edições de capa a capa;
* Mais de 8 000 reportagens;
* Mais de 10 000 imagens;
* Impressão personalizada para selecionar apenas o que precisar;
* Formato original – páginas como elas foram publicadas, em alta resolução, com zoom;
* Pesquisa fácil – ache rapidamente o que procura com o programa de busca;
* Editor de textos – abra, copie e edite o texto das reportagens como quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário