CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
PARA COLECIONADORES - COMPLETO, COM ENCARTE + 4 FOTOS
NUMERADO: 20.846
VERSÃO MONO 1969 - BTX 1005 / 1006
The Beatles, também conhecido como "O Álbum Branco" é o décimo álbum de estúdio dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. Um álbum duplo, com uma capa branca com nada nela, apenas o nome da banda em alto relevo, que foi feito com a ideia de ter um contraste com a arte de capa de seu álbum anterior Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Mesmo que nenhum single tenha sido colocado no álbum na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, as músicas "Hey Jude" e "Revolution" se originaram das mesmas gravações, e ambas foram lançadas em um compacto, em agosto de 1968.
A primeira prensagem original no Brasil trouxe erros de impressão da música e erros de gravação no lado 4.
O lançamento brasileiro em fevereiro de 1969, com três meses de atraso, tanto nesta versão mono quanto na estereofônica, conta com uma incrível falha industrial que resultou em um defeito de rotação da gravação de Revolution 1.
Em casa os fãs constatavam a oscilação da rotação (que vai acelerando e reduzindo enquanto a faixa toca), e voltavam à loja de discos e solicitavam a troca. Inicialmente os lojistas menos avisados constatavam o ‘defeito’ e realizavam a troca. Mas isso durou pouco. Rapidamente se percebeu que toda a tiragem nacional do Álbum Branco era assim.
Os compradores então passaram a comprar a versão STEREO.
Hoje essa versão MONO acabou virando raridade.
Essa variação de rotação aconteceu devido a uma "bobeada do funcionário da Odeon" que não percebeu que quando fazia a madre (matriz) do disco, houve uma queda de energia na fábrica. O maior Beatlemaniaco que o Brasil já teve, "Big Boy", levou uma cópia desse disco à Apple e o "defeito" foi corrigido e com certeza "cabeças rolaram na Odeon".
Não foi só “Revolution” que veio com variação de rotação, mas também no inicio de “Cry Baby Cry”.
Na frase “Make your mother sigh”, a palavra “sigh”, tem uma variação.
Outra curiosidade é que a musica “Don’t Pass Me By” veio creditada a Lennon e McCartney , e não a Richard Starkey, seu autor.
“Good Night” também está creditada errada.
Esse disco saiu semelhante ao inglês com a capa de papelão e nao "sanduíche" como os anteriores. Em outros países da America Latina, esse disco saiu com a "capa sanduíche" e em duas partes separadas.
O nome "The Beatles" vem em alto relevo na capa da edição brasileira. O disco traz as fotos de cada um deles e um poster com colagem de fotos e as letras das musicas no verso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário