CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
LASERDISC DUPLO - NTSC - Warner - 1991
IMPORTADO DOS EUA
Lançado em VHS e LD com o título In Concert and Beyond Led Zeppelin The Song Remains The Same.
Filme-concerto de 1976. As filmagens aconteceram durante o verão de 1973, durante três noites de shows no Madison Square Garden, em Nova York, com filmagens adicionais no Shepperton Studios. O filme estreou três anos depois, em 20 de outubro de 1976, no Cinema I, em Nova York, em 21 de outubro de 1976, na Fox Wilshire, em Beverly Hills, e no Warner West End Cinema, em Londres, duas semanas depois. Foi acompanhado por uma trilha sonora de mesmo nome.
Desde o final de 1969, o Led Zeppelin planejava filmar uma de suas apresentações ao vivo para um documentário projetado da banda. O empresário do grupo, Peter Grant, acreditava que seriam melhor atendidos pela tela grande do que pela televisão, pois considerava a qualidade do som desta última insatisfatória. Em 1970, Grant providenciou para que a apresentação do Royal Albert Hall em 9 de janeiro fosse filmada para uma proposta especial de uma hora de duração para distribuição na TV, que foi vendido para a TV americana. No entanto, a banda forneceu o som de sua mesa de mixagem para fins de edição, mas não ficou suficientemente satisfeita com sua performance para lançar a trilha sonora completa para uso no filme. Foi acordado que o show faria parte de um projeto documental maior, incluindo a apresentação da banda no Bath Festival em 28 de junho, que foi filmado. No entanto, foi gravado todo o set do Zeppelin em Bath com a exposição incorreta e ficou inutilizável, então o projeto foi arquivado
Na manhã de 20 de julho de 1973, durante a turnê da banda pelos Estados Unidos, Peter Grant fez contato com o diretor americano Joe Massot. Grant já havia recusado ofertas de Massot para fazer um filme da banda, mas com o enorme sucesso da atual turnê da banda, Grant mudou de ideia e ofereceu-lhe o cargo de diretor.
Massot reuniu apressadamente uma equipe a tempo para a última etapa da turnê do Led Zeppelin, que começou em 23 de julho de 1973, em Baltimore. Posteriormente, ele filmou os três shows do grupo no Madison Square Garden nas noites de 27, 28 e 29 de julho de 1973. O filme foi inteiramente financiado pela banda e filmado em 35mm com gravação de som quadrafônica de 24 faixas.
Os planos de filmar os shows no Madison Square Garden foram ameaçados quando o sindicato local tentou impedir o trabalho da equipe de filmagem britânica. Depois que os advogados da banda negociaram com o sindicato, a equipe foi autorizada a filmar os shows.
A filmagem da banda chegando ao aeroporto em seu avião particular, The Starship, e viajando na carreata para o show foi filmada em Pittsburgh, antes de seu show no Three Rivers Stadium em 24 de julho de 1973.
Nas três apresentações da banda em Nova York, dois membros da banda, Robert Plant e John Bonham, usaram as mesmas roupas para facilitar a edição perfeita do filme, mas John Paul Jones e Jimmy Page usaram conjuntos de trajes diferentes em algumas noites, o que criou problemas de continuidade. Page é visto vestindo um traje de dragão diferente em "Rock and Roll" e "Celebration Day", o que não foi um erro de edição; Jimmy usava uma roupa nova para esses shows que vinha com uma jaqueta pesada, e a tirou após 3 músicas. Em uma entrevista de 1997, Jones disse que o motivo pelo qual não usou as mesmas roupas de palco foi porque perguntou à equipe se eles filmariam naquelas noites e lhe disseram que não. "Eu pensava 'não se preocupe, vou guardar a camisa que usei na noite anterior para a próxima filmagem'. Aí o que aconteceria é que eu subiria no palco e veria as câmeras prontas para rodar". Grant afirmou: "Acabou sendo traumático, para dizer o mínimo. Eles filmaram três noites no Garden e nunca conseguiram uma tomada completa de 'Whole Lotta Love'."
À medida que a popularidade do Led Zeppelin aumentava ao longo da década de 1970, Peter Grant tornou-se cada vez mais conhecido por ser brutalmente protetor de sua banda e de suas finanças. 'The Song Remains The Same' captura uma dessas trocas entre ele e um promotor de shows. Quando a Warner Bros. aprovou o filme, eles o fizeram com a ressalva de que os palavrões seriam 'bipados'. Clifton pegou a impressão óptica e removeu as palavras, e o filme recebeu uma classificação apropriada. No entanto, em todas as outras impressões, as palavras foram mantidas e totalmente audíveis.
Na cena em que Peter Grant é levado à delegacia para ser questionado sobre o roubo do cofre do Drake Hotel, ele está com o braço para fora do carro da polícia. De acordo com uma entrevista realizada em 1989, ele explicou que o motivo pelo qual não foi algemado foi que o policial que dirigia o carro era baterista de uma banda semiprofissional que apoiou os Yardbirds em uma de suas turnês universitárias pelos Estados Unidos no final da década de 1960. Na época, Grant era empresário dos Yardbirds. O dinheiro roubado do cofre do Drake Hotel nunca foi recuperado e, embora ninguém tenha sido acusado, alega-se que um funcionário do hotel largou o emprego e fugiu para a Jamaica logo após o roubo. Cenas de jovens fãs tentando comprar ingressos, um fã indisciplinado sendo expulso pela segurança e Grant repreendendo o promotor por receber propinas foram todas filmadas no Baltimore Civic Center em 23 de julho de 1973. Grant supostamente recomendou a sequência "Dazed and Confused" em que o a câmera amplia os olhos de Page e corta para a cena. Algumas cenas não utilizadas dos bastidores filmadas em Baltimore e em Pittsburgh mais tarde foram incluídas no vídeo promocional de "Travelling Riverside Blues", lançado em 1990.
Insatisfeito com o andamento do filme, Grant removeu Massot do projeto e o diretor australiano Peter Clifton foi contratado em seu lugar no início de 1974. Massot recebeu algumas milhares de libras como compensação. Mais tarde, Peter Grant enviou alguém à casa de Massot para pegar o filme. No entanto, Massot escondeu o filme em outro lugar e, em vez disso, uma cara máquina de edição de propriedade de Massot foi tomada como garantia. Massot cumpriu um mandado, levando a um período de impasse que foi finalmente quebrado quando Grant e o advogado do Led Zeppelin, Steve Weiss, concordaram em pagar a Massot o dinheiro que lhe era devido, após o qual ele entregou o filme à banda. Massot não foi convidado para assistir à estreia do filme em Nova York, mas compareceu mesmo assim, comprando um ingresso de um cambista fora do cinema.
Clifton, percebendo que havia lacunas cruciais nas filmagens do show, sugeriu que todo o show fosse recriado no Shepperton Studios em agosto de 1974, em uma maquete do palco do Madison Square Garden. Close-ups e filmagens à distância dos membros da banda poderiam então ser inseridas nas sequências ao vivo, que constituíam a maior parte das filmagens do show vistas no filme. Quando foi combinado que a banda se encontraria no Shepperton Studios para as filmagens, Jones havia recentemente cortado o cabelo curto, então ele teve que usar uma peruca.
Em 1976, uma exibição do filme à meia-noite foi organizada pela Atlantic Records antes de seu lançamento, na qual o presidente da gravadora, Ahmet Ertegun, supostamente adormeceu.
The Song Remains The Same foi finalmente concluído no início de 1976, com 18 meses de atraso e acima do orçamento. Peter Grant mais tarde brincou: "Foi o filme caseiro mais caro já feito". Arrecadou US$ 200 mil em sua primeira semana de bilheteria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário