Procure Seu Produto

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

LP Rita Lee & Tutti Frutti Fruto Proibido Edição Original 1975

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO




CAPA DUPLA LAMINADA - EDIÇÃO ORIGINAL DE 1975

Fruto Proibido é o quarto álbum de estúdio de Rita Lee - e o segundo com a banda Tutti Frutti - lançado em 1975. Acompanhada por Luis Sérgio Carlini (guitarra), Lee Marcucci (baixo), e Franklin Paolillo (bateria), considera-se que a cantora criou uma obra que dialogava com as situações da metade da década de 70 - época de grandes mudanças sócio-culturais e de contínuas tempestades no cenário político brasileiro.
Calcado no blues rock, o som do LP é de hard rock em língua portuguesa, com mesclas de pop. O disco trouxe à tona uma variedade de sucessos que tornariam-se definitivos na carreira de Rita Lee. "Agora só Falta Você" e "Esse Tal de Roque Enrow", co-escrito com Paulo Coelho, parceiro musical que já era um importante letrista de rock no país, tem tonadas de rock puro. Esta primeira e "Luz del Fuego" também revelavam uma temática feminista. "Ovelha Negra", considerado o hino de Lee e provavelmente sua canção mais famosa, foi a canção que a projetou como artista solo e independente, e encerra o disco com um aclamado e memorável solo de Luis Carlini.
Considerado um clássico do rock brasileiro e a obra-prima de Rita Lee, Fruto Proibido foi composto e gravado juntamente com a banda Tutti Frutti, que acompanhou a cantora entre 1973 e 1978. A gênese do álbum se deu após a saída de Rita Lee da gravadora Philips, que ocorreu devido a conflitos entre a cantora e empresários do ramo. Assim, Rita recebeu uma proposta da Som Livre para gravar um disco sem limitações predeterminadas pelo selo. Para a composição, a banda se reuniu numa casa à beira da represa de Ibiúna. Lá, o grupo ficou por meses instalado e, segundo Rita Lee, "a coisa foi ficando com cara de banda profissa".
O disco foi gravado no estúdio Eldorado, na rua Major Quedinho, no centro de São Paulo. Paulo Coelho contribuiu em três faixas - "Esse tal de Roque Enrow", "Cartão Postal" e "O toque". A primeira narra um diálogo irônico entre um psiquiatra e uma mãe que procura uma solução para os hábitos pouco convencionais. Já "O toque", segundo a cantora, é "de inspiração cósmica". "Agora só falta você" foi composta por Rita e Luis Carlini e "Pirataria" por Rita e Lee Marcucci. As outras faixas são de Rita Lee.
Na época, o LP Fruto Proibido vendeu 150 mil cópias, recorde de vendas para um disco de rock brasileiro.
A edição original de 1975 vinha em uma capa dupla, com uma foto do grupo ocupando as duas faces centrais do "sanduíche".

Faixas
Lado A

1. "Dançar pra não Dançar" (Rita Lee) 4:13
2. "Agora só Falta Você" (Luis Sérgio Carlini / Rita Lee) 3:25
3. "Cartão Postal" (Paulo Coelho / Rita Lee) 3:25
4. "Fruto Proibido" (Rita Lee) 2:04
5. "Esse Tal de Roque Enrow" (Paulo Coelho / Rita Lee) 3:53
Duração total:
17:00

Lado B

1. "O Toque" (Paulo Coelho / Rita Lee) 5:20
2. "Pirataria" (Lee Marcucci / Rita Lee) 4:29
3. "Luz del Fuego" (Rita Lee) 4:42
4. "Ovelha Negra" (Rita Lee) 5:39
Duração total:
20:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...