Procure Seu Produto

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Coleção 4 Discos Vinil RPM Revoluções Por Minuto - Rádio Pirata Ao Vivo - Homo Sapiens / Feito Nós - Quatro Coiotes

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO









COM ENCARTES

Gravadora: Epic Records


Revoluções Por Minuto é o álbum de estreia do RPM, lançado em Maio de 1985. Foi considerado pela revista lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil como o 99º melhor.
As faixas "Louras Geladas" e "Revoluções por Minuto" já haviam sido lançadas em um EP em 1984. As duas faixas foram gravadas com o auxilio de uma caixa de ritmos, já que Charles Gavin (na época, baterista da banda), abandonou o RPM para substituir André Jung nos Titãs, onde tocou por 25 anos. Isso explica também a ausência de P.A. na capa do álbum, já que o baterista entrou durante as gravações do disco. O álbum foi o responsável pelo enorme prestígio do grupo em todo país, pelos sucessos das canções "Olhar 43", "Louras Geladas" , "Rádio Pirata" e "A Cruz e a Espada".
O empresário Manoel Poladian (o mesmo de Roberto Carlos e Simone, dois dos maiores vendedores de disco do Brasil) foi contratado pela banda, e Ney Matogrosso foi chamado para dirigir o show de divulgação do álbum 'Revoluções Por Minuto'. A turnê estreou no dia 19 de setembro de 1985, no Teatro Bandeirantes, em São Paulo. Muito rapidamente, percebeu-se que os pouco mais de mil lugares do teatro eram pouco, mas muito pouco, para o RPM.
Desde a estreia, o RPM mostrou que aquele era um show diferente. Se, musicalmente, ele pouco fugia do que era apresentado no disco, cenicamente, era algo impressionante, cheio de raio laser, gelo seco, cenários imensos e iluminação estonteante. Tudo isso, misturado às músicas que o público sabia de cor e salteado, fez com que a banda começasse a se apresentar em lugares maiores, como o Palácio de Convenções do Anhembi ou o Canecão no Rio, que presenciou semanas e mais semanas seguidas de show do RPM, que ainda chegou a lotar, por dois finais de semana seguidos, o ginásio do Maracanãzinho, também no Rio de Janeiro.
Assim, a banda não perdeu tempo e convocou o produtor Marco Mazzola para gravar o show nos dias 26 e 27 de maio de 1986, no Palácio de Convenções do Anhembi. Com uma produção de luxo (a começar pelo renomado produtor e terminando com uma mixagem em Los Angeles), 'Rádio Pirata Ao Vivo' vendeu 2,5 milhões de cópias e, até hoje, é um dos discos mais vendidos no Brasil. No total, foram mais de 200 apresentações em um ano e quatro meses de turnê pelo Brasil. 
Mixado no Estúdio 55 pelo Sistema Digital Mitsubishi, de acordo com informações da época, com os preços congelados do Plano Cruzado, 500 mil cópias foram vendidas antecipadamente.
Uma curiosidade sobre este disco, é que a capa vinha com uma tarja, e nela continha a seguinte frase: "É proibido a execução radiofônica da faixa Revoluções por Minuto". Infelizmente, uma herança da "Ditadura militar" no Brasil.
O fracasso do projeto RPM Discos, um selo próprio do grupo, acabou causando conflitos entre seus integrantes. Em 1987, Paulo Ricardo, Fernando, Schiavon e P.A. anunciaram a separação oficial do grupo.
Houve o lançamento oficial de um disco mix, intitulado RPM & Milton Homo Sapiens / Feito Nós, com a participação do cantor Milton Nascimento. 
O grupo retomou as atividades em 1988, com o álbum RPM (mais conhecido como Quatro Coiotes), com uma tiragem inicial de 250 mil cópias. Na gravadora, o RPM ainda tinha destaque, pois chegaram a empatar com Roberto Carlos em termos de vendagem, ainda a maior fonte de receita da empresa.
Separados há mais de seis meses, a banda ressurgia aparentemente mais amadurecida, com um disco basicamente com base na percussão (do brasileiro Paulinho da Costa, radicado nos EUA). O som é estritamente alto, com o instrumental sobrepondo-se às letras (todas, exceto "Ponto de Fuga", de Paulo Ricardo). Destacam-se também o erotismo de A Dália Negra e também a critica social de O Teu Futuro Espelha Essa Grandeza, com participação de Bezerra da Silva. O disco contou com tiragem inicial de 250 mil cópias (na época, disco de platina), que foram bem vendidas. Apesar disso, o número era um fracasso para os padrões do RPM, que se separou novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...