CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
IMPORTADO DA AUTRALIA - RARIDADE PARA COLECIONADORES
ACOMPANHA LUVA PROTETORA E LIVRETO DE 31 PÁGINAS COM FOTOS E A HISTÓRIA DAS CANÇÕES
Bootleg Prensado - Pegboy 1004
1. Attention (McCartney) 3:22
2. Private Property (McCartney) 2:48
3. You've Got A Nice Way (Stills/Stergis) 3:32
4. Wake Up (Starkey) 3:33
5. You Can't Fight Lightning (Starkey) 5:42
6. Wrack My Brain (Harrison) 2:20
7. Dead Giveaway (Starkey/Wood) 5:23
8. Brandy (unknown) 4:07
9. You Belong To Me (King/Stewart/Price) 2:08
10. Stop And Take The Time To Smell The Roses (Nilsson/Starkey) 2:49
January 13, 1981
11. Wrack My Brain (Harrison) 2:24 Early mix #1, November 1980
12. Attention (McCartney) 4:33 Full-length version, July 1980
13. Back Off Boogaloo (Starkey)
3:28
January 13, 1981
14. Private Property (McCartney) 4:52
15. Wake Up (Starkey)
3:49
Take 5, September 5, 1980
16. Dead Giveaway (Starkey/Wood) 2:54 Short version, September 23, 1980
17. Stop And Take The Time To Smell The Roses (Nilsson/Starkey)
3:00
November 1980
18. Wrack My Brain (Harrison) 2:29 Early mix #2, November 1980
19. Attention (McCartney) 3:49 July 1980
20. Back Off Boogaloo (Starkey) 3:28 January 13, 1981
21. Wrack My Brain (Harrison) 2:22 Canadian single
Seja por capricho do artista de gravação envolvido ou por decreto da gravadora, álbuns totalmente concluídos e não lançados não são um fenômeno novo nos anais da história da música, nem estão restritos ao gênero rock'n'roll.
Geralmente é de grande interesse para fãs e musicólogos ter a oportunidade de ouvir as formas originais pretendidas que essas obras deveriam ter tomado. Este livreto acompanha um desses itens, Can't Fight Lightning, de Ringo Starr, o álbum que eventualmente se transformaria em Stop And Smell The Roses.
Stop and Smell the Roses é o álbum de estúdio de Ringo Starr, lançado em 1981, após os desastres comerciais de Ringo the 4th (1977) e Bad Boy (1978).
Após conhecer que se tornaria depois a esposa Barbara Bach no set de filmagem de The Caveman no início de 1980, Ringo contactou Paul McCartney para iniciar algumas sessões. McCartney reservou tempo com Ringo de 11 a 21 de Julho na França para gravar três músicas: "Private Property" e "Attention" (escritas por McCartney), mais uma cover de "Sure To Fall" .
Em seguida, Stephen Stills se envolveu, escrevendo "You've Got a Nice Way" para Ringo e produzindo sua gravação em agosto. Ronnie Wood dos Rolling Stones fez questão de ajudar e trouxe "Dead Giveaway" em setembro, que ambos co-produziram. Amigo de longa data Harry Nilsson era o próximo na lista de Ringo, apresentando-o com "Drumming Is My Madness" e faixa título do álbum, sendo que ambos foram gravados no início de novembro, com sessões iniciando em dezembro.
Depois de trabalhar com McCartney, era natural que Ringo iria estender o convite aos seus dois companheiros dos Beatles. Quando Ringo chegou ao Friar Park de George Harrison em 19 de Novembro (onde estava regravando o Somewhere in England, depois de algumas de suas canções tinham sidas rejeitadas), Harrison lhe presenteou com "Wrack My Brain" - composta especialmente para Ringo. "You Belong To Me", outra cover do passado, também foi gravada, com Harrison produzindo. Ringo também gravou uma versão de "All Those Years Ago", mas Ringo disse para Harrison que o vocal era demasiado elevado para o seu alcance e ele não gostou da letra. (Harrison tomou a trilha de volta, mudou algumas das letras e, mais tarde, com overdubs com Paul e Linda McCartney, que saiu como um tributo a John Lennon e foi o single de Somewhere in England).
Lennon foi o último dos Beatles que Ringo ainda tinha que visitar e tendo apenas lançado Double Fantasy - Lennon estava ansioso para se encontrar com Ringo. Em 26 de Novembro, em Nova Iorque, Lennon deu a Ringo as demos de "Nobody Told Me" e "Life Begins at 40", que Ringo fez questão de gravar. Lennon com produção marcada, que seria na data de 14 de janeiro de 1981 para gravar as canções. Em 8 de dezembro, no entanto, tudo mudou, quando Lennon foi morto a tiros em frente ao Dakota.
Devastado pelo assassinato de Lennon, Ringo não tinha coração para gravar canções de Lennon (que mais tarde seriam lançadas em álbuns póstumos de Lennon). Após um período de luto, Ringo voltou ao estúdio para a overdubs necessários e completou o álbum em fevereiro de 1981. Inicialmente intitulado You Can't Fight Lightning e com uma foto da capa alternativa, Portrait Records,nos EUA rejeitaram o álbum, deixando Ringo para encontrar um novo selo. Felizmente, a RCA Records (uma subsidiária chamada Boardwalk Records nos EUA) estava interessado. Com uma nova ordem das músicas e alteração de projeto, o álbum foi rebatizado para Stop And Smell the Roses após a canção doada por Nilsson.
É surpreendente a qualidade de som quase intocada da música contida neste bootleg. Este disco é o complemento perfeito para a edição em CD de 1994 de Stop And Smell The Roses, um CD muito bem masterizado e com boa sonoridade (apesar de ter um pouco de eco digital demais). Além disso, o tempo de execução deste disco foi maximizado, incluindo uma generosa ordem paralela de faixas bônus das sessões de 1980-81 de Ringo: todas as músicas, todas as raridades, sem preenchimento com entrevistas, anúncios.
As faixas iniciais da CFL são as duas originais de McCartney, "Attention" e "Private Property".
Ambas as faixas foram submetidas a inúmeras edições, e "Property" também recebeu uma diferença significativa na mixagem. O corte de "Attention" estabelecido para CFL e S&STR foi o mesmo, o mais curto das quatro edições conhecidas (3:19). "Private Propertly" em CFL, no entanto, é um corte de 2:48 com a steel guitar de Lloyd Green muito em evidência. Para S&STR, foi usada uma mixagem omitindo esse instrumento, uma má decisão.
"You've Got A Nice Way" é uma música de Stephen Stills com Ringo fazendo o vocal.
"Wake Up" é uma das três músicas que foram canceladas quando CFL se tornou S&STR. A versão original de 3:32 do CFL NÃO é a que aparece como uma faixa bônus no CD S&STR.
O primeiro lado do CLF teria fechado com a faixa-título.
Lado Dois, Faixa Um: "Wrack My Brain". Uma música "pop" no melhor sentido da palavra, o musical alegre desmentia a amargura das letras; palavras que sem dúvida foram sentidas pelo autor George Harrison, que estava tendo seus próprios problemas com os funcionários da gravadora na época. Esta deveria ter sido um sucesso no Top Ten, mas os ex-Beatles pareciam estar um pouco fora de moda com o público do Top 40 no momento de seu lançamento inicial.
"Dead Giveaway", a versão longa (5:20), um original de Ronnie Wood / Ritchie Starkey. Foi reduzida para 4:24 em S&STR. Esta versão inclui um solo de baixo curto. Essa música adiciona um pouco de funk ao álbum.
Ritchie e Ronnie também foram os principais culpados por trás da gravação de uma versão cover de "Brandy", dos O'Jays.
Na verdade, essa direção lamentável apenas acrescentou uma dose de quatro minutos de tédio à CFL, e sua omissão da S&STR foi uma decisão sábia. Das músicas conhecidas gravadas durante as sessões de '80-'81 de Ringo, esta foi sem dúvida a pior.
A penúltima faixa de CFL, a borbulhante e animada "You Belong To Me", produzida por Harrison, oferece uma pausa bem-vinda ao clima deprimente da música anterior. Essa escolha de música improvável foi boa. A gravação de Ringo é sem dúvida muito melhor do que as versões de sucesso que vieram antes. É certamente mais otimista do que seus antecessores.
"Stop And Take The Time To Smell The Roses", com a notória zombaria de "Ford Cortina", encerrou o álbum. Nesta versão com os vocais originais intactos, Starr brinca: "Pare quando estiver no seu Ford Cortina, você sabe que é propenso a acidentes". O presidente da Boardwalk, Neil Bogart, ficou com medo de deixar essa observação na música, por medo de um processo por difamação da montadora.
um pouco de edição hocus-pocus, a prate foi neutralizada antes que a música aparecesse no S&STR. Esta foi definitivamente uma decisão de 11 horas por parte de Bogart, porque uma versão semelhante do LP S&STR quase foi lançada e o trecho"Ford Cortina" ainda estava em "Stop..." (embora em uma mixagem alternativa da música). Além de ser censurada, a versão lançada de "Stop..." também foi mais longa do que todas as mixagens originais, devido a um fade-out posterior. (A versão CFL é 2:47, a versão S&STR excede três minutos).
Observe também que a versão "bonus track" (rotulada como "rough mix") de "Stop..." no CD S&STR não é a que estava no CFL.
De qualquer forma, isso encerra Can't Fight Lightning, o álbum que não aconteceu. Agora, como em todos bons CDs, As Bonus Tracks:
"Wrack My Brain" Duas mixagens iniciais alternativas (#1 e #2) são apresentadas nas faixas #11 e #18.
"Attention" a versão completa em 4:28 é a faixa #12. Como mencionado anteriormente, várias edições diferentes desta faixa foram preparadas antes que a mais curta fosse escolhida para inclusão no CFL & S&STR. Outro corte alternativo (3:45) é a faixa #19.
"Back Off Boogaloo" (faixas #13 e #20). Nenhuma destas versões aparecem no S&STR. Essas são as primeiras mixagens e muitas diferenças óbvias são discerníveis. Cada versão adiciona ou mistura os vocais de Ringo, Harry e Rick Riccio de maneiras diferentes. Estas são versões significativamente alteradas.
"Wake Up" (Take 5) é a faixa #15. (Take #4 é o que aparece como um bônus no CD S&STR). Os takes #4 e #5 são dez segundos mais longosque a versão CFL e apresentam Keith Richards na guitarra (ele não toca na versão CFL).
"Dead Giveaway" (faixa #16) é a versão curta (2:52) que abriu o lado dois da versão abortada do S&STR.
"Stop And Take The Time To Smell The Roses". A versão incluída aqui (faixa #17) é essencialmente a mencionada anteriormente como estando no inédito S&STR, mas isso vem das fitas da sessão e inclui conversas de estúdio no início. A primeira diferença que se nota é a omissão das passagens de guitarra solo durante a letra de abertura da música.
A faixa final do CD é uma verdadeira curiosidade, o raro mix de "Wrack My Brain" que foi lançado apenas em um single canadense. Sua característica marcante é a tuba relativamente proeminente.
Enquanto na maioria dos países a guitarra elétrica tende a ser o instrumento preferido e definidor do rock'n'roll, esse não é o caso dos canadenses. Em vez disso, eles são realmente grandes na tuba. Na verdade, eles são loucos por isso.
Produtores de discos e artistas astutos estão cientes disso e não é incomum que eles façam adaptações especiais para lançamentos musicais destinados a esse país. De qualquer forma, é surpreendente que o "mix canadense" de "Wrack My Brain" não tenha colocado a tuba ainda mais alta no mix.
Curiosidade: a gravadora pegou uma faixa rara de Ringo Starr, a versão completa de 4:48 de "Private Property", que por acaso é a faixa #14 neste CD, e deliberadamente lançou apenas em uma edição limitada chamada "disco promocional" que seria muito difícil para o fã médio de Ringo para obter, a menos que ele quisesse gastar muito dinheiro para obtê-lo de algum revendedor.
Cerca de metade desses CDs de alguma forma veio a residir em uma grande caixa de papelão no apartamento de uma das pessoas associadas ao projeto, um indivíduo que periodicamente distribuía alguns deles, por um preço alto aos interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário