Procure Seu Produto

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

2 Fitas Cassete Elvis Presley Coletâneas RCA K7 Dynasound

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO





FITAS RCA - DYNASOUND

Não há como falar sobre a discografia brasileira de Elvis Presley sem citar 'Elvis Presley - Disco De Ouro'. Esse foi o álbum nacional que mais tempo ficou em catálogo em nosso país. O disco era item obrigatório em qualquer loja de discos de qualquer cidade do país. Era presença certa seja nos grandes magazines, seja nas pequenas lojas de esquina pelo país afora. Até mesmo naqueles lugares onde não havia quase nenhum título de Elvis à venda era certo encontrar ao menos uma cópia do Disco de Ouro para vender. Como explicar tanta popularidade, ainda mais de um LP sem nenhum grande atrativo, uma mera coletânea de sucessos como esse?
O fato é que uma série de eventos acabaram contribuindo para o Disco de Ouro ser o mais vendido LP de Elvis no Brasil em todos os tempos. O primeiro é cronológico. O disco foi lançado pela RCA em nosso país em março de 1977, ou seja, poucos meses antes da morte de Elvis. Na verdade 'Elvis Presley - Disco De Ouro' faz parte de uma coleção de LPs com esse selo lançado pela gravadora com aqueles que eram, na época, os maiores vendedores de discos da RCA. Isso é facilmente perceptível ao se olhar a contracapa do disco: vários outros LPs dessa mesma série estão anunciados lá. Propagandas desse estilo eram comuns na época. Assim é desnecessário dizer que quando Elvis morreu em agosto de 1977 e o público foi às lojas em busca de algum LP do cantor encontraram à venda justamente o Disco de Ouro. Por isso em pouco tempo a coletânea estourou em vendagens. Era sim o disco certo na hora certa, principalmente para quem não era colecionador ou fã do cantor e só queria levar uma lembrança de Elvis para casa.
Outro fator que fez esse álbum cair no gosto popular foi sua seleção musical, feita e elaborada especialmente para o público brasileiro. Não é por outra razão que o disco abria logo com a conhecida "Kiss Me Quick". É fato que nos EUA nenhuma coletânea traria essa canção como carro chefe pois por lá a música passou em brancas nuvens e não fez o menor sucesso que alcançou em nosso país. O resto das músicas não eram diferentes, uma boa seleção das mais populares de Elvis como Don´t Be Cruel, Jailhouse Rock, Love Me Tender e Tutti Frutti (outra que dificilmente entraria em uma coletânea americana). Interessante é que em algumas regiões o disco acabou ficando conhecido como 'Kiss Me Quick' mesmo não sendo esse seu título original. O fato é que o disco caiu nas graças popular. Infelizmente o álbum não informa o autor da seleção musical, de qualquer forma não há como negar que ele acertou em cheio.
A direção de arte do álbum era bem simples mas eficaz. Aproveitaram uma foto bem conhecida retirada da discografia americana (já fazia parte das capas de 'A Date With Elvis' e 'Elvis Golden Records') e a colocaram no estilo visual de todos os demais álbuns dessa série. Era algo sem maiores firulas mas de certa forma era uma capa bem eficiente e chamativa. Outro ponto a favor no sucesso do disco. Segundo pesquisas, o LP ficou em catálogo (ou seja sempre sendo fabricado pela gravadora RCA no Brasil) por longos 16 anos. Na verdade ele só saiu de cena quando o próprio vinil saiu do mercado. Mesmo assim ganhou uma digna reedição em CD logo no comecinho dos anos 90, o que demonstra ainda mais a força de seu apelo comercial no Brasil. Por tudo isso não restam dúvidas que o LP marcou a discografia brasileira de Elvis Presley definitivamente.

Kiss Me Quick
It´s Now Or Never
Don´t Be Cruel
Hound Dog
Jailhouse Rock
One Night
I Need Your Love Tonight
Tutti Frutti
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Love Me Tender
Loving You
Blue Suede Shoes
Surrender

Elvis Presley - Elvis 50th Anniversary (1985)

O disco na verdade nasceu da bem-vinda colaboração entre a representante da gravadora BMG em nosso país e fãs brasileiros do cantor.
No lado A o álbum vinha com cinco grandes sucessos de Elvis e duas surpresas para os fãs. A primeira era um take raro e inédito em nosso país de "Blue Moon of Kentucky". Essa versão era curiosa pois trazia gravada a própria voz de Sam Phillips tentando corrigir e animar os "Blue Moon Boys" em estúdio. Na nota explicativa da contracapa do disco era informado aos consumidores que o take trazia "um tratamento mais lento do que a versão original lançada pela RCA". A segunda boa surpresa era outra versão inédita em nosso país, uma versão ao vivo em Las Vegas em que Elvis perdia o controle e ria se parar, dando gostosas gargalhadas. A nota do disco erra ao localizar a gravação no ano de 1970, pois sabemos que ela foi gravada em 1969 tendo inclusive o show completo sendo lançado pelo selo FTD no título "All Shook Up". É um pequeno deslize de informação mas plenamente justificado pelo fato do disco ter sido lançado há mais de 25 anos quando esse tipo de informação não era comum.
O lado B também seguia basicamente o mesmo estilo do lado A. Vários sucessos abrindo e no final duas canções inéditas em nosso país. Uma delas era "Separate Ways". Por que "versão inédita"? Porque a canção nunca havia sido lançada no Brasil até aquela data, issso havia acontecido porque o single original de 1972 (com "Always On My Mind") também havia passado batido em nosso país. Por essa razão a nota explicativa no álbum fazia questão de informar que ali estava uma autêntica canção "muito rara no Brasil". Em uma era pré-internet realmente só os colecionadores mais deslocados tinham conseguido comprar o compacto simples americano. Por fim o disco fechava com uma versão caseira de Suppose. Essa versão realmente era bem rara, uma verdadeira novidade até mesmo para os fãs mais conceituados. Para falar a verdade essa "Suppose" domiciliar (foi gravada em Graceland) segue bem inacessível até os dias de hoje pois saiu em pouquíssimos títulos, mesmo americanos.

1. Blue Suede Shoes
2. Love Me Tender
3. Jailhouse Rock
4. King Creole
5. Tutti Frutti
6. (You're So Square) Baby I Don't Care
7. Blue Moon Of Kentucky
8. Are You Lonesome Tonight
9. Bridge Over Troubled Water
10. Suspicious Minds
11. Burning Love
12. My Way
13. Sweet Caroline
14. Sylvia
15. Seperate Ways
16. Suppose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...