CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Deve ser chamado de histórico o lançamento ocorrido em 2004/2005, no Brasil, dos box-sets de DVDs da clássica série de TV Perdidos no Espaço. Em termos do nosso mercado de DVD à época, ele foi. Até então, a cada mês as distribuidoras aqui instaladas vinham lançando no mercado uma quantidade significativa de novos títulos, tanto para locação como para venda direta; contudo, em comparação com o que lançam no exterior, via de regra elas se mostravam extremamente tímidas em explorar alguns nichos de mercado por aqui. Se referindo, é claro, ao lançamento de séries de TV completas no formato digital, fato corriqueiro lá fora mas, até então, incipiente no Brasil. Uma honrosa exceção era a Fox Home Entertainment, a primeira distribuidora a acreditar que este tipo de produto poderia vender bem também por aqui, disponibilizando temporadas completas.
Nenhuma das majors queria assumir o risco de lançar no Brasil os clássicos da TV que pertenciam a seus acervos. Isso até que a Fox – sempre ela – anunciou o lançamento, também no Brasil, desta que é uma das mais populares séries de TV produzidas pelo famoso diretor/produtor Irwin Allen. Assim, o dia 21 de julho de 2004 pode sim ser considerado como histórico. Foi o dia em que a primeira temporada de Perdidos no Espaço em DVD chegou às lojas, fazendo a alegria dos que cresceram tendo como parceiros de aventuras o bravo garoto Will Robinson, o fiel Robô e o hilariantemente covarde Dr. Zachary Smith. Finalmente, o lançamento da caixa com a terceira temporada da série no Brasil, ocorrido no dia 11 de maio de 2005, fechou com chave de ouro a iniciativa pioneira.
A Fox, portanto, merece elogios por ter tido a coragem de lançar o piloto inédito (como extra) e todos os 83 episódios de uma série que há décadas não era exibida na TV aberta – e fato importantíssimo: preservando a dublagem em português original. Essa “ousadia” foi recompensada desde o início: a primeira temporada de Perdidos no Espaço, mesmo em preto-e-branco, vendeu tão bem já na pré-venda que, antes mesmo de sua chegada às lojas, a distribuidora anunciou o lançamento da segunda temporada. As vendas da segunda temporada seguiram excelentes, e a Fox antecipou o lançamento no Brasil da terceira.
Os DVDs da segunda temporada trouxeram como extra um programa de rádio de 1966 com June Lockhart (Maureen Robinson), Guy Williams (Professor John Robinson) e Jonathan Harris (Dr. Smith), falando sobre o lançamento da segunda temporada de Lost in Space na TV.
Renata Schiavinatto, uma das diretoras da Fox Home Brasil, comentou sobre a matriz não desejar colocar nos DVDs brasileiros a dublagem original, por ter 38 anos, ser mono e apresentar algumas dificuldades técnicas. Contudo a Fox Home Brasil atendeu ao apelo dos fãs brasileiros e pediu à matriz a manutenção da dublagem original, que foi aplicada nas imagens restauradas. A dublagem foi submetida a um tratamento para limpar as impurezas, reduzir os chiados e preparada para a colocação cirúrgica nas imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário