CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Jurassic Park: Original Motion Picture Soundtrack é a trilha sonora do filme de Steven Spielberg de 1993, composta e conduzida por John Williams. Alexander Courage e John Neufeld atuaram como orquestradores.
A MCA Records lançou a trilha sonora do filme em 25 de maio de 1993. Também produzido por Williams, este álbum inclui a maioria dos principais scores do filme, às vezes editadas juntas em faixas mais longas e muitas vezes contendo material que não foi utilizado no filme. Várias passagens também são repetidas em faixas diferentes.
Williams começou a escrever a trilha sonora de Jurassic Park no final de fevereiro de 1993, e ela foi conduzida um mês depois; porque Williams sofreu uma lesão nas costas durante as sessões de score, várias faixas foram conduzidas por Artie Kane (Kane não é creditado no filme, mas recebe agradecimentos especiais nos créditos do álbum da trilha sonora de 1993). John Neufeld e Alexander Courage orquestraram o score. O processo de composição foi feito no Skywalker Ranch simultaneamente com o processo de edição de som, levando Williams a se inspirar no trabalho de Gary Rydstrom com ruídos de dinossauros. Williams o descreveu como "um esforço robusto e barulhento - um grande trabalho de desenho animado sinfônico". Disse ainda que, ao tentar "combinar com os giros rítmicos dos dinossauros", acabou por criar "esse tipo de balés engraçados". Tal como acontece com outro filme de Spielberg que ele fez a trilha sonora, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Williams sentiu que precisava escrever "peças que transmitissem uma sensação de 'admiração' e fascínio", visto que o filme tratava da "felicidade e excitação avassaladoras", que surgiria ao ver dinossauros vivos. Por sua vez, cenas mais cheias de suspense, como o ataque do Tiranossauro Rex, ganharam temas assustadores. Pela primeira vez, Spielberg não pôde comparecer às sessões de gravação de um de seus filmes, pois estava na Polônia filmando A Lista de Schindler. Em vez disso, Williams deu fitas demo a Spielberg com versões para piano dos temas principais antes de sua viagem, e o diretor as ouvia diariamente no caminho para os sets.
O score usa uma grande orquestra que geralmente inclui uma variedade de percussão, duas harpas, trompas de barítono e coro. Algumas passagens também pedem instrumentos de sopro incomuns, como shakuhachi e piccolo oboé. Além disso, Williams incluiu sintetizadores em grande parte do score. Muitas das passagens de sintetizador são mixadas de forma muito mais silenciosa, muitas vezes duplicando os instrumentos de sopro ou ajudando a dar corpo às harmonias mais baixas.
1. "Opening Titles" 0:33
2. "Theme from Jurassic Park" 3:27
3. "Incident at Isla Nublar" 5:20
4. "Journey to the Island" 8:52
5. "The Raptor Attack" 2:49
6. "Hatching Baby Raptor" 3:20
7. "Welcome to Jurassic Park" 7:54
8. "My Friend, the Brachiosaurus" 4:16
9. "Dennis Steals the Embryo" 4:55
10. "A Tree for My Bed" 2:12
11. "High-Wire Stunts" 4:08
12. "Remembering Petticoat Lane" 2:48
13. "Jurassic Park Gate" 2:03
14. "Eye to Eye" 6:32
15. "T-Rex Rescue and Finale" 7:39
16. "End Credits" 3:26
Nota: A faixa "End Credits" é um trecho de "Welcome to Jurassic Park", a verdadeira música dos créditos finais do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário