Procure Seu Produto

sábado, 21 de dezembro de 2024

LP Legião Urbana Dois Original Vinil 1986 EMI Com Encarte

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO



Dois é o segundo álbum de estúdio da Legião Urbana, lançado em 20 de julho de 1986 pela EMI. O álbum vendeu mais de 900 mil cópias no Brasil.
Em seu encarte, trazia uma foto de um casal abraçado de costas para a câmera e de frente para o mar. A imagem foi obtida por Ico Ouro Preto, ex-guitarrista da banda que virou fotógrafo.
"Dois foi realmente um desafio, pois tivemos prazo para criar e havia muita expectativa, tanto da gravadora quanto da própria banda" - Marcelo Bonfá.
O sucesso do álbum anterior (que àquela altura já havia vendido 100 mil cópias) fez com que Renato Russo cogitasse fazer o segundo álbum como duplo, intitulado Mitologia e Intuição. A gravadora, porém, não se entusiasmou com a ideia, e o álbum acabou sendo simples. Renato estava sofrendo a chamada "síndrome do segundo disco", como disse o guitarrista Dado Villa-Lobos. O sucesso de vendas e de crítica do Legião Urbana fez com que ele quisesse superar a marca no segundo lançamento. A produção de Dois ficou a cabo de Mayrton Bahia, que na época era delegado pela EMI-Odeon para produzir os artistas novos que chegavam à empresa.
O disco acabou responsável pela maior quantidade de vendas da história da Legião Urbana, alavancado pelo sucesso de "Eduardo e Mônica", uma faixa que era considerada difícil, por não ter um refrão. O álbum vendeu mais de 1,2 milhão de cópias.
Sobre a temática das letras do disco, Renato Russo declarou, após seu lançamento:
"Ao passo que estamos nos distanciando do referencial externo – governo, política, estado, poluição – neste segundo a gente está superinteriorizando. Não temos mais músicas como 'Soldados' e 'O Reggae', porque a gente já falou daquilo ali. Não vou ficar a vida inteira falando da escola, agora estamos falando do relacionamento emocional e afetivo das pessoas. No primeiro disco, a gente teve que bater na porta com muita força. Com o segundo, a gente pode falar as coisas sem precisar ficar gritando, porque a porta já está aberta".
A banda compunha de uma forma considerada "inusitada". Às vezes apresentavam uma base desprovida de melodia, ou então chegavam com fragmentos de canções sem nem saber em qual parte delas eles seriam usados. Além disso, eles queriam começar a trabalhar mais com violões. "Andrea Doria" foi uma das peças que ganhou passagens no instrumento para agradar aos membros.
A mixagem do disco também foi trabalhosa. O álbum foi gravado em 16 canais e muitas vezes instrumentos acabavam misturados e tinham de ser separados artesanalmente. As faixas eram constantemente editadas, muitas vezes pelas mãos de três pessoas ao mesmo tempo. Foi gravando este disco que a banda passou a aceitar mais a utilização de efeitos em sua música.
A canção "Tempo Perdido" já fazia parte do repertório de apresentações ao vivo da banda antes de ser gravada.
"Daniel na Cova dos Leões" abre o disco e no início da gravação, ouve-se algo parecido com um rádio mal-sintonizado tocando um trecho de "Será" e alguns trechos do hino da Internacional Socialista. "Plantas Embaixo do Aquário" faz menções à Guerra Fria. Para acrescentá-la ao repertório final do álbum Renato Russo se inspirou numa carta que Mayrton lhe escrevera ao ver o quanto o músico se sentia pressionado.
A música "Química", que estaria no próximo trabalho do grupo, apareceu no disco Dois como faixa bônus, mas somente no K7. A versão dessa música é diferente da gravada no álbum Que País É Este 1978/1987.
O nome de uma das faixas, "Andrea Doria", faz referência a um navio italiano, o SS Andrea Doria, que seguia para Nova York quando naufragou em 25 de julho de 1956, após se chocar com uma outra embarcação de bandeira sueco-americana chamada Stockholm. Ao contrário do ocorrido na tragédia do RMS Titanic, a maioria dos passageiros foi resgatada com vida, restando um saldo de 51 mortos e o desaparecimento de algumas obras de arte italianas.

Lado 1

1. "Daniel na Cova dos Leões"
Renato RussoRenato Rocha
4:00
2. "Quase Sem Querer"
RussoDado Villa-LobosRocha
4:42
3. "Acrilic on Canvas"
RussoMarcelo BonfáVilla-LobosRocha
4:40
4. "Eduardo e Mônica" Russo 4:32
5. "Central do Brasil" (instrumental) Russo 1:34
6. "Tempo Perdido" Russo 5:02

Lado 2

7. "Metrópole" 2:50
8. "Plantas Embaixo do Aquário" 2:55
9. "Música Urbana 2" 2:42
10. "Andrea Doria" 4:58
11. "Fábrica" 4:56
12. ""Índios"" 4:23
Duração total:
47:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...