Procure Seu Produto

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

LP Duplo Michael Jackson Dangerous EPIC 1991 Com Encartes

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO


Dangerous é o oitavo álbum de estúdio de Michael Jackson, lançado em 26 de novembro de 1991 através da Epic Records, mais de quatro anos após seu antecessor, Bad (1987). 

Após o fim da bem sucedida turnê mundial, mas desgastante, para apoiar seu bem sucedido álbum Bad, em janeiro de 1989, Jackson decidiu concentrar-se em obras exteriores incluindo um acordo com a engrenagem de Los Angeles para promover sua marca de tênis. Ele tinha planejado o lançamento de duas compilações de maiores sucessos, Decade 1969-1979 e Decade 1980-1990. Cada um deveria compor de hits de abrangência de seus três álbuns de estúdio anteriores, Off the Wall, Thriller e demos de Bad, tão bem como músicas inéditas (um dos quais era um cover da canção dos Beatles, Strawberry Fields Forever).

Em 1988, a gravadora CBS Records foi adquirida pela Sony Music. Como resultado, todos os artistas que gravaram para as subsidiárias da CBS, incluindo a Epic e a Columbia, iriam para a Sony Music. Em março de 1991, dias após sua irmã Janet Jackson ter assinado um contrato de US$ 32 milhões com a Virgin Records, o músico superou-a assinando com a Sony Music por US$ 850 milhões, tornando-se o contrato mais lucrativo na história da música. 

As sessões de gravação aconteceram no estúdio Ocean Way/Record One's Studio 2 em Los Angeles, a partir de 25 de junho de 1989, e terminou no Larrabee North and Ocean Studios em 29 de outubro de 1991, totalizando 26 meses, o que torna a gravação mais extensa da carreira de Jackson, na época, já que ele geralmente levava seis meses.

Após Jackson e Bottrell começarem a trabalhar em algumas músicas, incluindo uma versão inicial de "Dangerous", ele decidiu recrutar Teddy Riley. Pela primeira vez desde 1979, Jackson trabalhou sem o produtor Quincy Jones, que tinha produzido Thriller e Bad. De acordo com Jones, ele convenceu Jackson que Riley fosse seu substituto na produção de Dangerous.

Algumas sessões foram colocadas em espera devido a problemas de saúde de Jackson, que passou semanas num hospital de Los Angeles com dores no peito. Quando teve alta, continuou a trabalhar, desejando levar sua música para um som mais pesado que os dos álbuns anteriores, inspirado por sua irmã Janet, em seu Janet Jackson's Rhythm Nation 1814. Antes de trabalhar com Riley, Jackson tinha o desejo de trabalhar com os produtores Kenneth "Babyface" Edmonds e Antonio "L.A." Reid. Na mesma época, seu irmão Jermaine Jackson, que tinha assinado com a La Face Records, foi definido para trabalhar com eles. Jackson não contou a seu irmão sobre isso antes, o que é considerado como um ato de traição. A canção de Jermaine, Word to the Badd, foi composta com letras voltadas negativamente a seu irmão, e mais tarde foram revisadas para letras voltadas para um relacionamento ruim.

Canções que foram gravadas mas eventualmente deixadas de fora, foram "Monkey Business", "She Got It", "Work That Body", "Serious Effect" (que incluía o rapper LL Cool J), "If You Don't Love Me", a balada "For All Time", que tinha sido escrita durante sessões de Thriller, mas foi gravada na época que Dangerous foi gravado; "Superfly Sister" e "Blood on the Dance Floor", as duas últimas lançadas mais tarde na compilação de remixes de Jackson, Blood On The Dance Floor: HIStory In The Mix.

O primeiro single, a música dançante de hard rock Black Or White foi uma das gravações mais bem sucedidas de Jackson. Contém muitas características de seu estilo vocal, como o soluço vocal por qual ele é conhecido. Com Riley, Jackson gravou sob o novo gênero de balanço de jack, um gênero que Riley tem sido muitas vezes creditado como inventor. Foi também o primeiro álbum em que Jackson começou a cantar rap. A inclusão do grupo de rap Wreckx-n-Effect, abraçou os ritmos hip-hop e new jack swing e foram projetados para angariar um novo público, urbano e mais jovem. Noutras gravações, com Bottrell, os sons eram mais diversificados, como "Black Or White", gravado sob o gênero pop-rock, enquanto a parceria com Slash, "Give In To Me" foi gravada como uma balada hard rock. As baladas, "Keep The Faith", composta por Jackson e seus colaboradores de Man In The Mirror, Siedah Garrett e Glen Ballard, e o auto-composto Will You Be There, tem ambos fortes elementos da música gospel, enquanto as baladas Heal The World e Gone Too Soon eram baladas pop mais suaves. A faixa de R&B suave, Remember The Time, trás os elementos não só de new jack swing, mas também o uso do funk, enquanto Who Is It e Jam tem elementos do funk mais fortes e evidentes.

Em relação aos temas das letras, eram mais variadas do que em discos anteriores. Embora tenha falado muitas vezes do tema da harmonia racial em algumas de suas músicas com seus irmãos, os irmãos The Jacksons, Dangerous foi o primeiro destes álbuns em que ele falava abertamente de racismo, que foi o tema principal do hit, "Black Or White". Outros tópicos com comentário social, são sobre a vida de pobreza no centro da cidade, que foram discutidos na canção "Why You Wanna Trip on Me", no qual ele comparou os males sociais com suas próprias supostas excentricidades, que foram cobertos pela imprensa na época, falando que críticos e tabloides concentraram-se em sua vida pessoal, mesmo quando outros problemas sociais mais importantes estavam acontecendo. Ele abordou questões semelhantes na faixa de abertura, "Jam", que incluía o rap Heavy D. In The Closet originalmente, tinha sido definida como um dueto entre Michael e a Madonna, mas a gravação nunca aconteceu, e era focada em dois amantes carregando um caso discreto sem ser aberto sobre o caso. Canções de natureza pessoal especialmente em canções como "She Drives Me Wild", "Remember The Time", "Can't Let Her Get Away", "Who Is It" e "Give In To Me", também foram incluídas. Há também um comentário social em "Heal The World" e "Gone Too Soon", que foi escrita por Larry Grossman e Buz Kohan, essa faixa foi dedicada para Ryan White após a sua morte, em 1990. A letra da faixa-título foi comparada com a de Dirty Diana, com a canção falando sobre uma mulher sedutora.

O álbum foi aclamado pelos críticos. Em setembro de 1991, Jackson assinou um contrato para ir ao ar, os seus vídeos na rede de televisão Fox, ao lado de canais regulares de música-vídeo, como MTV, BET e VH1. O vídeo de Black Or White de onze minutos estreou em 14 de novembro de 1991 e foi visto em 27 países e assistido por um recorde de 500 milhões de telespectadores, a maior audiência que já assistiu a um vídeo de música. A controvérsia das cenas de vandalismo nos quatro minutos posteriores do vídeo ajudou as vendas de Dangerous.


1. "Jam" 

Michael JacksonRené MooreBruce SwedienTeddy Riley

JacksonRileySwedien

5:39

2. "Why You Wanna Trip on Me" 

RileyBernard Belle

JacksonRiley

5:24

3. "In the Closet" 

JacksonRiley

JacksonRiley

6:31

4. "She Drives Me Wild" 

JacksonRileyAquil Davidson

JacksonRiley

3:42

5. "Remember the Time" 

JacksonRileyBelle

JacksonRiley

4:00

6. "Can't Let Her Get Away" 

JacksonRiley

JacksonRiley

4:59

7. "Heal the World"  Jackson

JacksonSwedien

6:25

8. "Black or White" 

JacksonBill Bottrell

JacksonBottrell

4:16

9. "Who Is It"  Jackson

JacksonBottrell

6:35

10. "Give in to Me" 

JacksonBottrell

JacksonBottrell

5:29

11. "Will You Be There"  Jackson

JacksonSwedien

7:40

12. "Keep the Faith" 

JacksonGlen BallardSiedah Garrett

JacksonSwedien

5:58

13. "Gone Too Soon" 

Larry GrossmanBuz Kohan

JacksonSwedien

3:23

14. "Dangerous" 

JacksonBottrellRiley

JacksonRiley

6:57

Duração total:

77:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...