CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Em 1997, o Kiss lançou versões remasterizadas de seus álbuns clássicos como parte da série "Kiss: The Remasters". Essa iniciativa visava trazer os álbuns da banda para a era do CD com melhor qualidade de som, mantendo as capas originais.
1. "Exciter" Paul Stanley, Vinnie Vincent Stanley 4:10
2. "Not for the Innocent" Gene Simmons, Vincent Simmons 4:22
3. "Lick It Up" Stanley, Vincent Stanley 3:56
4. "Young and Wasted" Simmons, Vincent Simmons 4:05
5. "Gimme More" Stanley, Vincent Stanley 3:43
6. "All Hell's Breakin' Loose" Eric Carr, Stanley, Simmons, Vincent Stanley 4:34
7. "A Million to One" Stanley, Vincent Stanley 4:17
8. "Fits Like a Glove" Simmons Simmons 4:04
9. "Dance All Over Your Face" Simmons Simmons 4:16
10. "And on the 8th Day" Simmons, Vincent Simmons 4:02
Revenge é o décimo sexto álbum de estúdio do Kiss, lançado em 19 de maio de 1992. É o primeiro álbum da banda a contar com o baterista Eric Singer, após a morte do ex-baterista Eric Carr em novembro de 1991, e é o último álbum do grupo a contar com contribuições musicais deste último.
O álbum foi dedicado a Carr, e a faixa final, "Carr Jam 1981", é uma demo que o baterista gravou logo após se juntar ao grupo em 1980. Uma modificação na música foi a dublagem da guitarra de Bruce Kulick sobre o trabalho original de Ace Frehley. O riff principal da música foi usado como base para a música "Breakout" do Frehley's Comet, do álbum Frehley's Comet de 1987.
Em fevereiro de 1991, o Kiss foi convidado pelos produtores do filme Bill & Ted's Bogus Journey para gravar "God Gave Rock 'n Roll to You II" (um remake da música "God Gave Rock and Roll to You" da banda de rock inglesa Argent). A banda concordou e se reuniu com o produtor Bob Ezrin, dez anos após o desastre de 'Music From The Elder'. Gene Simmons não tinha certeza se era a decisão certa, "especialmente depois da experiência ruim de "The Elder". Mas Simmons, Ezrin e Paul Stanley reescreveram a letra dos versos da música, que eles gravaram no Ocean Way Recording, The Enterprise e A&M Studios na Califórnia, com Eric Carr e Eric Singer. Singer tocou bateria enquanto Carr, que não pôde tocar por problemas de saúde, cantou o verso a cappella "...to everyone, He gave his song to be sung".
"God Gave Rock 'n Roll to You II" foi apresentada no Bill & Ted's Bogus Journey com um solo de 40 segundos de Steve Vai em vez da introdução do Kiss encontrada no álbum e foi um grande sucesso. Encorajados, a banda decidiu continuar com Ezrin na continuação de Hot In The Shade.
Carr foi diagnosticado com câncer no coração e passou por uma cirurgia de coração aberto em abril de 1991 para remover os tumores. Logo após a cirurgia, ele se juntou à banda para se apresentar no videoclipe "God Gave Rock 'n' Roll". De acordo com Simmons, Carr havia perdido todo o cabelo devido à quimioterapia e teve que usar uma peruca para as filmagens. Após as filmagens, Stanley e Simmons persuadiram Carr a cuidar de sua saúde e não se preocupar com a banda. O plano original era que Singer se apresentasse com a banda apenas até Carr se recuperar, o que nunca aconteceu, pois a saúde de Carr continuou a piorar e ele acabou morrendo em novembro de 1991, aos 41 anos. Como resultado, o Kiss contratou oficialmente Singer para substituir Carr.
Em dezembro de 1991, Kiss e Ezrin retornaram ao estúdio para trabalhar em um novo álbum. Em uma atitude surpreendente, eles buscaram ajuda do ex-guitarrista Vinnie Vincent. De acordo com Simmons, "Vinnie Vincent veio até mim e se desculpou por causar todo aquele sofrimento à banda enquanto era membro. Ele queria consertar as coisas e perguntou se eu consideraria compor algumas músicas com ele. 'Claro', eu disse. Eu queria deixar o passado para trás. Liguei para Paul e disse a ele que Vinnie aparentemente havia mudado. Paul também compôs músicas com ele. Mas antes do álbum ser lançado, Vinnie voltou às suas velhas manhas. Ele renegou um acordo que tínhamos assinado e decidiu que queria renegociar. Ele acabou nos processando e perdeu. Para mim, ele será persona non grata para sempre".
Com Dave "The Snake" Sabo, do Skid Row, Stanley escreveu "Do Ya Wanna Touch Me Now", que acabou não entrando na lista de faixas. "É um grande luxo ter um álbum tão bom que outra música só vai prejudicá-lo em vez de torná-lo melhor", observou Stanley. "Por melhor que seja a música, não precisávamos dela." Os dois se conheceram quando Stanley estava ao telefone com Nikki Sixx, que tinha Sabo na outra linha. Mais tarde, eles discutiram a possível aparição de Stanley na gravação do Skid Row de "C'mon and Love Me", do Kiss, para o EP B-Side Ourselves, composto somente por covers. Isso nunca foi feito, então os dois escreveram uma música em Los Angeles.
Stanley também trabalhou com Jani Lane, do Warrant, em "If You Could See Through My Eyes". A colaboração começou antes das sessões de "God Gave Rock 'n' Roll to You II" e durante a gravação do álbum de maior sucesso do Warrant, Cherry Pie. Stanley também escreveu "Take It Off" com Kane Roberts (ex-Alice Cooper), que teve grande destaque durante a Revenge Tour.
Simmons foi trabalhar com Bob Dylan. A música foi escrita na casa de hóspedes do primeiro, e Simmons pediu a Dylan para completar a letra. Dylan insistiu que Simmons as escrevesse. "Eu queria escrever uma música com Dylan", explicou o baixista do Kiss. Então, como a maioria das coisas que faço, teimosamente peguei o telefone, localizei o empresário dele e disse: 'Oi, sou aquele cara que mostra a língua e quero compor uma música com o Dylan', ou algo parecido. Os resultados só podiam ser 'sim' e 'não'. Dylan disse que sim. Ele veio à minha casa alguns anos atrás, e nos sentamos e começamos a trocar ideias. Bob criou um padrão de melodia/acordes... Eu contribuí com uma ideia de melodia/refrão e voilà, tínhamos uma música. A letra ainda não estava escrita. Gravei uma demo da faixa com Tommy Thayer. Bob veio nos visitar e ouvir. Quando a demo ficou pronta, pedi a Bob para escrever a letra. Ele disse que não, por que eu não escrevo? Tentei escrever uma letra significativa, mas ela me escapou. Encontrei Bob algumas vezes... em Tóquio, enquanto ele estava em turnê, e toda vez que eu pedia para ele escrever a letra, ele sempre dizia: 'Sr. KISS, escreva você.'" A música, originalmente intitulada "Laughing When I Want to Cry", foi posteriormente renomeada para "Waiting for the Morning Light" e lançada no segundo álbum solo de Simmons, 'Asshole'.
A gravação do álbum foi concluída em março de 1992. O pessoal adicional incluiu Dick Wagner do Alice Cooper no solo de guitarra para "Every Time I Look at You" (Wagner já havia se apresentado como um ghost player no Destroyer), Kevin Valentine na bateria para "Take It Off" (Valentine mais tarde tocou bateria como um ghost player no Psycho Circus), Jesse Damon, Tommy Thayer e Jaime St. James nos vocais de apoio. Mais tarde, Thayer se tornou o guitarrista principal do Kiss, depois que Ace Frehley deixou a banda pela segunda vez.
"God Gave Rock 'n' Roll to You II" e "Carr Jam 1981" não estavam planejadas para serem incluídas no álbum, mas após a morte de Carr, as duas foram incluídas, e o álbum foi dedicado a Carr. Durante o especial Kissology Volume Two: 1978–1991 exibido no VH1 Classic, Simmons declarou que "God Gave Rock 'n' Roll to You II" "não é apenas um cover de uma trilha sonora, mas um testamento a Eric Carr".
"Normalmente, alguns dos nossos discos me deixam mais envergonhado", comentou Simmons. "Alguns dos discos do Kiss, eu poderia me dar um chute na bunda por nunca ter tido nada a ver com eles. Mas você aprende com seus erros. É isso que te permite fazer um bom disco... como Revenge."
1. "Unholy" Gene Simmons, Vinnie Vincent Simmons 3:40
2. "Take It Off" Paul Stanley, Bob Ezrin, Kane Roberts Stanley 4:50
3. "Tough Love" Stanley, Bruce Kulick, Ezrin Stanley 3:44
4. "Spit" Simmons, Scott Van Zen, Stanley Simmons, Stanley 3:32
5. "God Gave Rock 'n' Roll to You II" Russ Ballard, Stanley, Simmons, Ezrin Stanley, Simmons 5:18
6. "Domino" Simmons Simmons 4:01
7. "Heart of Chrome" Stanley, Vincent, Ezrin Stanley 4:02
8. "Thou Shalt Not" Simmons, Jesse Damon Simmons 3:59
9. "Every Time I Look at You" Stanley, Ezrin Stanley 4:38
10. "Paralyzed" Simmons, Ezrin Simmons 4:14
11. "I Just Wanna" Stanley, Vincent Stanley 4:07
12. "Carr Jam 1981" Eric Carr (instrumental) 2:46
Total length: 48:51
Nenhum comentário:
Postar um comentário