CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Força Bruta é o sétimo álbum de estúdio do cantor, compositor e guitarrista brasileiro Jorge Ben. Foi gravado com a banda Trio Mocotó e lançado pela Philips Records em setembro de 1970, durante a ditadura militar brasileira.
O álbum introduziu uma música acústica baseada em samba que era mais suave, sombria e menos ornamentada do que o trabalho anterior do cantor. Sua sessão de gravação noturna, em grande parte não ensaiada, fez com que o cantor improvisasse junto ao Trio Mocotó enquanto experimentava arranjos rítmicos não convencionais, técnicas musicais e elementos de soul, funk e rock. As letras de Ben exploraram temas de paixão romântica, melancolia, sensualidade e – em um afastamento da sensibilidade despreocupada de lançamentos passados – políticas identitárias e elementos do pós-modernismo.
Sucesso comercial e crítico, Força Bruta fez com que Ben se tornasse um artista líder no movimento tropicalista e foi pioneiro em um estilo único mais tarde conhecido como samba-rock. Em 2007, a Rolling Stone Brasil nomeou-o como sendo o 61º maior disco da música brasileira. Nesse mesmo ano, o álbum foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos pela gravadora especializada Dusty Groove America, atraindo mais reconhecimento crítico.
Lado A
1. "Oba, Lá Vem Ela" 3:16
2. "Zé Canjica" 3:53
3. "Domênica Domingava num Domingo Linda toda de Branco" 3:50
4. "Charles Júnior" 6:09
5. "Pulo, Pulo" 2:50
Lado B
1. "Apareceu Aparecida" 3:17
2. "O Telefone Tocou Novamente" 3:51
3. "Mulher Brasileira" 4:27
4. "Terezinha" 3:13
5. "Força Bruta" 5:15


Nenhum comentário:
Postar um comentário