CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Após o Smashing Pumpkins se separar em 2000, Corgan e Chamberlin se reuniram para o supergrupo de curta duração Zwan , também com membros do Slint , Chavez e A Perfect Circle . O grupo lançou um álbum, Mary Star Of The Sea no início de 2003, antes de se dissolver seis meses após o lançamento. Chamberlin então formou o Jimmy Chamberlin Complex , enquanto Corgan se concentraria em um álbum solo. Em 21 de junho de 2005, dia do lançamento de seu álbum TheFuture Embrace , Corgan publicou anúncios de página inteira no Chicago Tribune e no Chicago Sun-Times para anunciar que havia "feito planos para renovar e reviver o Smashing Pumpkins".
Chamberlin logo anunciou que voltaria a se juntar à banda, e os dois começaram a viver juntos no norte de Scottsdale, Arizona, em novembro de 2005, escrevendo e ensaiando novas músicas. Após três semanas de prática, a dupla decidiu que havia recapturado o som da banda e se preparou para gravar um novo álbum.
Em 20 de abril de 2006, o site da banda confirmou que a banda havia se reunido e começado a trabalhar em um novo álbum. O site anunciou mais tarde que o novo álbum seria produzido por Roy Thomas Baker . Havia dúvidas se outros ex-membros da banda participariam. Em abril de 2007, James Iha e Melissa Auf der Maur confirmaram separadamente que não participariam da reunião.
Com os outros membros da banda ausentes, Chamberlin e Corgan decidiram gravar o álbum sozinhos, o que Corgan afirma não ser um afastamento sério de como os álbuns anteriores do Pumpkins foram feitos. Depois que as músicas foram finalizadas, Chamberlin gravou todas as faixas de bateria. Notavelmente, a bateria para a faixa de dez minutos "United States" foi gravada em um take ao vivo. Depois que a bateria foi concluída, Chamberlin começou o processo de entrevistar os possíveis membros da banda em turnê, enquanto Corgan gravava a guitarra, o baixo, o teclado e as partes vocais. Chamberlin descreveu as sessões de gravação como um "longo e trabalhoso processo para a grandeza". Pela primeira vez em um disco do Smashing Pumpkins, Chamberlin serviu como um dos produtores e esteve presente e influente em muito mais do processo de gravação do que normalmente tem estado.
A insistência da banda em gravar ao vivo em fita, sem faixas de clique ou edição, foi recebida com desagrado pela maioria dos produtores com quem falaram. Um executivo da Reprise sugeriu usar o produtor do American Idiot, Rob Cavallo , em nome do sucesso comercial. A banda resistiu até encontrar alguém disposto a gravar analógico e com a energia e filosofia certas, eventualmente escolhendo o produtor Roy Thomas Baker, a quem eles consideravam "uma verdadeira alma gêmea ". Terry Date também contribuiu e, de acordo com Corgan, o estilo de produção de Date ajudou as músicas a "ressoarem em um nível físico". O álbum foi amplamente gravado no estúdio caseiro do ex -baterista do Catherine (e ex-marido de D'arcy Wretzky ) Kerry Brown, no mesmo gravador de 24 canais em que Mellon Collie And The Infinite Sadness de 1995 foi gravado - na verdade, nenhum computador foi usado para a gravação do álbum. Assim como os outros álbuns do Smashing Pumpkins, Zeitgeist foi gravado em dias de doze horas, seis ou sete dias por semana, até ser concluído. O processo de mixagem também diferiu dos álbuns anteriores. De acordo com Baker, "tudo tinha uma espécie de interruptor liga/desliga. Então, em vez de ter vários graus de volume, teríamos a abordagem de 'Está ligado ou não está'".
O álbum tem overdubs vocais proeminentes – quase todas as músicas têm múltiplas camadas da voz de Corgan, uma decisão motivada pelo estilo de produção operístico de Baker, bem como pelo conhecimento de que os novos membros da turnê seriam capazes de cantar harmonias.
A canção "Bleeding The Orchid", sobre a exploração comercial do movimento de rock alternativo do início dos anos 90 , foi deliberadamente inspirada na música do Alice in Chains , uma banda que Corgan agora admira muito. "Pomp And Circumstances" deveria ter arranjos de cordas de Danny Elfman , mas quando ele se retirou amigavelmente do projeto, a banda decidiu criar sua própria orquestração sintetizada.
Corgan disse que os objetivos do álbum eram triplos: fazer um disco de rock acessível e popular, comentar sobre o clima político " fascista emergente " dos Estados Unidos e explorar a natureza de sua banda e sua amizade com Chamberlin. Embora Corgan tenha dito, no passado, que uma inclinação política do Smashing Pumpkins "não seria certa", Zeitgeist se destaca como o trabalho mais abertamente político já lançado pela banda ou pelo próprio Corgan, o que Chamberlin atribui ao interesse da banda pela música e pela vida de Fela Kuti .
Em 6 de maio de 2007, quatro fotografias da arte do encarte do álbum vazaram no Netphoria, um fórum de fãs do Smashing Pumpkins. A gerência da banda logo divulgou uma declaração à mídia afirmando que as fotos eram "bens roubados" que não deveriam ser postados na Internet. Mais tarde na semana, os supostos ladrões foram identificados como Joshua Kuhl e Simon Brown, ambos com 21 anos. A polícia de Chicago anunciou que 39 fotografias e três palhetas de guitarra foram roubadas, embora apenas quatro a seis dessas fotografias tenham vazado online. Os dois foram mantidos sob fiança de US$ 100.000. Questionado sobre a situação da banda, um policial de Chicago comentou: "Eles estavam chateados". A dupla foi presa e acusada de roubo depois que outros inquilinos do prédio forneceram uma descrição que levou a polícia aos suspeitos. Em 16 de maio de 2007, o site oficial da banda publicou uma capa oficial do álbum feita pelo designer gráfico e ilustrador da Obey Giant , Shepard Fairey : uma ilustração em vermelho, preto e branco de uma Estátua da Liberdade se afogando , posicionada em frente ao sol. Fairey, cujos créditos incluem a criação de pôsteres anti-guerra e a arte do pôster para o longa-metragem Walk The Line , comentou sobre a capa do álbum:
Acho que o aquecimento global é uma questão que é atualmente relevante, sensível ao tempo e um sintoma da miopia dos EUA. Como uma metáfora mais ampla, a Estátua da Liberdade afogada, um ícone reverenciado dos EUA, simboliza o fim de muitos dos ideais sobre os quais a nação foi fundada. Liberdades civis, liberdade de expressão, privacidade, etc. têm diminuído desde 11 de setembro . O sol na imagem pode estar se pondo ou nascendo e essa ambiguidade mostra que ainda há esperança de mudar as coisas... Os EUA são a força global dominante. Quando as coisas estão indo mal nos EUA, provavelmente estão indo mal em todo o mundo. Acho que esta imagem transmite tanto a situação dos EUA quanto suas implicações globais maiores.
Corgan comentou: "Como um grande artista pode fazer, Shepard resumiu de forma muito simples muitos temas complexos. Ele também usou a fonte do nosso primeiro single , e eu perguntei a ele sobre isso e ele não tinha ideia. Ele estava no ponto."
Fairey também comentou: "Eu uso vermelho com frequência porque é uma cor visualmente poderosa e emocionalmente potente. O vermelho chama a atenção das pessoas. Neste caso, há a possibilidade adicional de que o líquido vermelho possa ser sangue, dando-lhe uma sensação ainda mais sinistra de presságio."
O álbum dividiu a base de fãs dos Pumpkins. Corgan admitiria mais tarde: "Sei que muitos dos nossos fãs estão intrigados com o Zeitgeist . Acho que eles queriam esse trabalho enorme e grandioso, mas você não sai da cama depois de sete anos sem uma banda funcional e volta a fazer isso". Sobre as vendas do álbum e a recepção geral em 2010, Corgan afirmou que o álbum "foi ouro. Mas as pessoas não o ouviram. Eu poderia dizer que as pessoas não estavam ouvindo o álbum. No passado, se você lançasse um álbum, as pessoas pelo menos conheciam a primeira música. Nós saíamos e tocávamos " Doomsday Clock " e eu poderia dizer que eles nem tinham ouvido. Não vejo isso como uma grande decepção. É decepcionante para mim que o que eu estava tentando comunicar não tenha tido a chance de ser comunicado."
O álbum não está disponível em serviços de streaming digital - as músicas são consideradas "fora de catálogo".
"Doomsday Clock" – 3:44
"7 Shades of Black" – 3:17
"Bleeding the Orchid" – 4:03
"That's the Way (My Love Is)" – 3:48
"Tarantula" – 3:51
"Starz" – 3:43
"United States" – 9:53
"Neverlost" – 4:20
"Bring the Light" – 3:40
"(Come On) Let's Go!" – 3:19
"For God and Country" – 4:24
"Pomp and Circumstances" – 4:21
O álbum não está disponível em serviços de streaming digital - as músicas são consideradas "fora de catálogo".
"Doomsday Clock" – 3:44
"7 Shades of Black" – 3:17
"Bleeding the Orchid" – 4:03
"That's the Way (My Love Is)" – 3:48
"Tarantula" – 3:51
"Starz" – 3:43
"United States" – 9:53
"Neverlost" – 4:20
"Bring the Light" – 3:40
"(Come On) Let's Go!" – 3:19
"For God and Country" – 4:24
"Pomp and Circumstances" – 4:21
Nenhum comentário:
Postar um comentário