CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Lado B "Baby Meu Bem (Te Amo)"
Lançamento 14 de Fevereiro de 1983
Formato 7" Single
Gênero New wave
Gravadora Epic Records
"Menina Veneno" é uma canção de Ritchie, cantor e compositor inglês radicado no Brasil, escrita em parceria com o letrista Bernardo Vilhena e lançada no ano de 1983 no álbum Vôo de Coração, pela gravadora CBS (selo Epic), (atual Sony).
Foi a canção mais tocada no ano de 1983 nas rádios do Brasil. O compacto da música vendeu 500 mil cópias, sendo o mais vendido daquele ano no país.
Depois de se mudar para o Brasil e tocar com grupos e músicos diversos, Ritchie havia abandonado a música após ouvir de várias gravadoras que o rock não dava certo no Brasil. Um tempo depois, decidiu criar um trabalho de synth-pop e procurou Bernardo Vilhena para criar canções.
Mais tarde, a CBS o contrataria para regravar duas canções que ele havia mostrado à gravadora em formato demo, mas acabou gravando uma faixa nova que havia composto com Bernardo: "Menina Veneno". O então diretor da CBS, Claudio Condé, gostou do material quando o ouviu.
Os demais líderes da gravadora, contudo, não apostaram na canção. Claudio enviou a faixa, então, para um divulgador da gravadora em Fortaleza, de modo a usar a Região Nordeste do Brasil como "teste" para o possível sucesso da música. O resultado foi que o compacto fez tanto sucesso que era tocado catorze vezes por dia em cada rádio da região. Depois, quando foi lançado oficialmente, atingiu a marca de 500 mil cópias vendidas.
A faixa, com sintetizadores e um solo de saxofone, tem uma estética gelada e contida que contrastava com o pop orgânico e solar que imperava no Brasil na época; o visual de Ritchie, também diferente do que se via no país, também ajudou a alavancar as vendas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário