Procure Seu Produto

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Compactos Vinil 7" John Lennon Woman / Happy Xmas (War Is Over) - Julian Lennon Too Late For Goodbyes

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO






COM AS CAPAS ORIGINAIS

"Woman" é uma canção escrita e interpretada por John Lennon em seu álbum Double Fantasy de 1980. A faixa foi escolhida por Lennon para ser o segundo single lançado do álbum Double Fantasy, e foi o primeiro single de Lennon lançado após seu assassinato em 8 de dezembro de 1980. O lado B do single é a música "Beautiful Boys" de Ono.
Em entrevista à revista Rolling Stone em 5 de dezembro de 1980, três dias antes de seu assassinato, John Lennon disse que a música "surgiu porque, em uma tarde ensolarada nas Bermudas, de repente me ocorreu o que as mulheres fazem por nós. Não apenas o que minha Yoko faz por mim, embora eu estivesse pensando nesses termos pessoais... mas qualquer verdade é universal. O que me ocorreu foi tudo o que eu considerava garantido. As mulheres são realmente a outra metade do céu, como eu sussurro no início da música. É um 'nós' ou não é nada".
Na mesma entrevista, Lennon disse que "Woman" era sua música mais Beatles em Double Fantasy e que a faixa é uma "versão adulta" de sua música "Girl" dos Beatles.

A faixa começa com Lennon sussurrando, "Para a outra metade do céu", uma paráfrase de um provérbio chinês, usado uma vez por Mao Zedong.

"Too Late For Goodbyes" é o primeiro single (o segundo nos EUA) do primeiro álbum de estúdio de Julian Lennon, Valotte (1984).
A capa traz Julian como na foto de seu pai jovem em 1961, encostado em uma porta arqueada de tijolos em Hamburgo, Alemanha, que foi usada para a capa do disco 'Rock N Roll'.
O lado b do compacto é a canção "Let Me Be", aproveitando o título 'Let It Be' dos Beatles.


"Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção de Natal lançada em 1971 como single por John & Yoko/The Plastic Ono Band com o Harlem Community Choir. Foi o sétimo single lançado por John Lennon fora de seu trabalho com os Beatles.

No Brasil foi lançada como single em 1981, após a morte de Lennon.

"Happy Xmas (War Is Over)" foi o ápice de mais de dois anos de ativismo pela paz empreendido por John Lennon e Yoko Ono, que começou com os bed-ins que eles organizaram em março e maio de 1969, o primeiro dos quais ocorreu durante sua lua de mel. O antecedente direto da música foi uma campanha multimídia internacional lançada pelo casal em dezembro de 1969 - no auge do movimento de contracultura e seus protestos contra o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã - que consistia principalmente em alugar espaço para outdoors em 12 grandes cidades ao redor do mundo para a exibição de pôsteres em preto e branco que declaravam "A GUERRA ACABOU! Se você quiser - Feliz Natal de John e Yoko". Embora uma linha semelhante tenha aparecido anteriormente nas canções anti-guerra de 1968 "The War Is Over" de Phil Ochs e "The Unknown Soldier" do Doors (que apresenta o refrão "the war is over"), o uso de "war is over" (menos o artigo definido) por Lennon e Ono pode ser coincidência; não há evidências que confirmem que eles estavam familiarizados com essas obras anteriores ou, se sim, se foram influenciados por elas.

Reconhecendo a acessibilidade e o apelo popular que fizeram seu single de 1971 "Imagine" mais bem-sucedido comercialmente do que suas outras canções pós-Beatles, Lennon concluiu: "Agora eu entendo o que você tem que fazer: Transmita sua mensagem política com um pouco de mel." Ele concebeu "Happy Xmas (War Is Over)" como um meio de elaborar os temas de unidade social e mudança pacífica promulgadas por meio da responsabilidade pessoal e empoderamento que serviram como base da campanha anterior do outdoor, tentando transmitir otimismo enquanto evitava o sentimentalismo que ele sentia que frequentemente caracterizava as canções de Natal. De 1963 a 1969, os Beatles lançaram gravações especiais no Natal diretamente para os membros de seu fã-clube. Depois que o grupo se separou em 1970, Lennon foi o primeiro ex-membro a lançar uma canção original de Natal. "Happy Xmas (War Is Over)" seria seguida por "Ding Dong, Ding Dong" (1974), de George Harrison, "Wonderful Christmastime" (1979), de Paul McCartney, e pelo álbum I Wanna Be Santa Claus (1999), de Ringo Starr.

No final de outubro de 1971, com pouco mais do que uma melodia simples e letras meio formadas, Lennon gravou uma demo de violão acústico de "Happy Xmas (War Is Over)" em seus aposentos no St. Regis Hotel em Nova York, onde ele e Ono estavam morando. Ono receberia créditos de coautoria, mas a extensão real de sua contribuição neste estágio inicial não está clara, já que ela não participou da demo, o que era atípico de suas colaborações. Outra demo da música foi feita no final de outubro, depois que o casal alugou um apartamento em Greenwich Village. Lennon trouxe Phil Spector para ajudar na produção, como fez com seus dois álbuns anteriores, John Lennon/Plastic Ono Band e Imagine, que haviam sido lançados nos EUA várias semanas antes.

A primeira sessão de gravação foi realizada na noite de quinta-feira, 28 de outubro, no estúdio Record Plant. Depois que os músicos da sessão — alguns dos quais já haviam se apresentado em algum momento como membros da Plastic Ono Band — fizeram o backing instrumental básico e as faixas de overdub, Lennon e Ono adicionaram os vocais principais. Um dos quatro guitarristas presentes substituiu o baixista Klaus Voormann, cujo voo da Alemanha havia sido atrasado. No dia seguinte, Ono e os músicos da sessão, incluindo Voormann, gravaram o lado B do single, "Listen The Snow Is Falling". O Harlem Community Choir — 30 crianças, a maioria delas de quatro a doze anos de idade — veio ao estúdio na tarde de 31 de outubro para gravar os backing vocals para a contramelodia e o refrão para cantar junto. As fotografias para a capa original também foram tiradas durante a sessão por Iain Macmillan.

No Brasil, a capa é uma foto tirada por Linda McCartney.

A música começa com saudações de Natal faladas de Ono e Lennon para seus filhos de casamentos anteriores: Ono sussurra, "Feliz Natal, Kyoko", então Lennon sussurra, "Feliz Natal, Julian". Folhas de letras que acompanham os álbuns de compilação Shaved Fish (1975) e The John Lennon Collection (1982) transcrevem erroneamente esta introdução como, "Feliz Natal, Yoko. Feliz Natal, John."

Quando Lennon tocou sua demo pela primeira vez para Phil Spector, o produtor comentou que a linha de abertura da música, "So this is Christmas…", era ritmicamente idêntica ao single de 1961 "I Love How You Love Me" do The Paris Sisters, que o próprio Spector havia produzido. No estúdio de gravação, Lennon instruiu os guitarristas a incorporar riffs no estilo bandolim semelhantes aos ouvidos em "Try Some, Buy Some", um single que Spector e George Harrison produziram em fevereiro de 1971 para sua esposa, Ronnie Spector, ex-Ronettes. Spector também incluiu instrumentos de percussão do tipo que ele usou no álbum de 1963 A Christmas Gift for You.

Além desses elementos reapropriados, os acordes e a estrutura melódica de "Happy Xmas (War Is Over)" são semelhantes à balada tradicional inglesa "Skewball", mas com um medidor rítmico diferente, modulações subsequentes e uma contramelodia de coro totalmente nova e diferente. Os versos da música são mais próximos em estrutura da versão de 1963 (intitulada "Stewball") de Peter, Paul e Mary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...