CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
The Seeds Of Love é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa de pop rock Tears For Fears, lançado em 25 de setembro de 1989 pela Fontana Records. Manteve o som épico da banda, incorporando influências que vão do jazz e soul ao pop à la Beatles.
A primeira música composta para The Seeds Of Love foi "Badman's Song" (originalmente intitulada "The Bad Man Song"), escrita durante a turnê mundial da banda em 1985, depois que Roland Orzabal ouviu dois membros da equipe de produção falando mal dele em um quarto de hotel certa noite. A música foi composta por Orzabal em parceria com o tecladista Nicky Holland, que estava em turnê com a banda durante todo o ano de 1985. Holland desempenharia um papel fundamental na composição e gravação de The Seeds Of Love, assim como o tecladista Ian Stanley havia feito no álbum anterior da banda, Songs From The Big Chair.
As sessões de gravação do álbum começaram no final de 1986 com os produtores Clive Langer e Alan Winstanley, mas Orzabal e Curt Smith não ficaram satisfeitos com os resultados e, portanto, as gravações foram descartadas no início de 1987. Chris Hughes (que havia produzido os dois álbuns anteriores do Tears For Fears) foi então reintegrado à equipe, mas novamente surgiram conflitos sobre a direção do novo material. Orzabal, em particular, estava cansado de compor e tocar música usando máquinas e sequenciadores, como a maioria das músicas do Tears For Fears havia sido até então, e buscava algo mais orgânico e uma forma diferente de trabalhar.
A canção "Sowing The Seeds Of Love" foi escrita em junho de 1987, na mesma semana da eleição geral do Reino Unido, na qual Margaret Thatcher e o Partido Conservador conquistaram um terceiro mandato consecutivo (refletido na letra "Política vovó com seus altos ideais, você não tem ideia de como a maioria se sente?"). Hughes e o tecladista Stanley deixaram o projeto ainda em 1987, alegando "diferenças criativas", embora suas contribuições para a faixa tenham permanecido no álbum final. Após duas tentativas frustradas de produzir o álbum, a banda optou por fazê-lo por conta própria, com a ajuda do engenheiro de som Dave Bascombe. Também em 1987, Orzabal e Smith viajaram para os Estados Unidos para encontrar uma pianista/vocalista de lounge de hotel chamada Oleta Adams, que eles haviam visto tocar em Kansas City durante a turnê americana de 1985. Na esperança de que ela pudesse adicionar um toque orgânico e caloroso à sua música, eles convidaram Adams para trabalhar com eles em seu novo álbum. Adams acabou participando de três faixas ("Woman In Chains", "Badman's Song" e "Standing On The Corner Of The Third World"), e um contrato para gravação solo também lhe foi oferecido pela gravadora da banda, Fontana.
A gravação começou no início de 1988 e durou até o verão de 1989. Com a participação de diversos músicos de estúdio renomados, incluindo os bateristas Manu Katché e Simon Phillips, o baixista Pino Palladino e uma participação especial de Phil Collins na bateria, grande parte do álbum foi gravada como jams, apresentando diferentes performances das músicas e sendo editada posteriormente. Algumas das faixas, particularmente "Badman's Song", foram gravadas diversas vezes em uma variedade de estilos musicais, incluindo, segundo Holland, versões da música que lembravam Barry White, Little Feat e Steely Dan, antes de se chegar à versão jazz/gospel que está no álbum final. O co-produtor Dave Bascombe comentou que a versão final da música era quase completamente diferente da demo original, pois havia sofrido muitas alterações. A faixa "Swords And Knives" foi originalmente escrita para o filme de 1986, Sid and Nancy (sobre o relacionamento entre Sid Vicious e Nancy Spungen), mas foi rejeitada pelos cineastas por não ser "punk" o suficiente.
Devido ao elenco estelar de músicos de estúdio e ao longo processo de produção, incluindo as gravações anteriores descartadas, o álbum teria custado 1 milhão de libras para ser produzido.
A mixagem final do álbum foi concluída no Mayfair Studios, em Londres, em julho de 1989. As frustrações durante a produção do álbum também geraram tensões entre Orzabal e Smith, já que Orzabal havia se tornado um perfeccionista meticuloso e Smith estava mais preocupado com o estilo de vida agitado do que com o álbum (o primeiro casamento de Smith também terminou em divórcio durante a produção do álbum).
1. "Woman in Chains" (featuring Oleta Adams) Roland Orzabal 6:31
2. "Badman's Song"
OrzabalNicky Holland
8:32
3. "Sowing the Seeds of Love"
OrzabalCurt Smith
6:19
4. "Advice for the Young at Heart"
OrzabalHolland
4:50
5. "Standing on the Corner of the Third World" Orzabal 5:33
6. "Swords and Knives"
OrzabalHolland
6:13
7. "Year of the Knife"
OrzabalHolland
7:08
8. "Famous Last Words"
OrzabalHolland
4:28


Nenhum comentário:
Postar um comentário