CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
Yesterday And Today é lembrado principalmente pela controvérsia em torno de sua imagem de capa original. Conhecida como "capa do açougueiro", ela foi tirada pelo fotógrafo Robert Whitaker e mostra a banda vestida com jalecos brancos e coberta com bonecas decapitadas e pedaços de carne crua. Embora a foto pretendesse fazer parte de uma obra maior que criticava a adulação dada aos Beatles, os membros da banda insistiram que se tratava de uma declaração contra a Guerra do Vietnã. Outros a interpretaram como um protesto dos Beatles contra a política da gravadora de "massacrar" seus álbuns para o mercado norte-americano. Em resposta à preocupação dos varejistas com o tema sangrento, a Capitol imediatamente retirou o LP do mercado e substituiu a imagem da capa por uma foto da banda posando ao redor de um baú de navio.
O título do álbum faz referência ao da música "Yesterday". O LP original tornou-se um item muito valioso entre os colecionadores. Como algumas das fábricas de prensagem da Capitol simplesmente colavam a imagem do baú nas capas dos LPs existentes, o álbum também estimulou um fenômeno de remoção da camada superior da arte em busca de uma capa de açougueiro proibida. Tendo sido excluído do catálogo da Capitol no início/meados da década de 1990, foi relançado em CD em 2014.
Seguindo a política da gravadora para todos os LPs norte-americanos dos Beatles até 1967, a Capitol Records selecionou músicas para Yesterday And Today dos álbuns que a banda lançou na Grã-Bretanha e em outros territórios supervisionados pela EMI, e de faixas lançadas em singles fora da América do Norte. A preferência da indústria nos EUA por LPs mais curtos facilitou essa política, assim como o fato de os álbuns A Hard Day's Night e Help! dos Beatles terem sido apresentados como álbuns de trilhas sonoras "genuínos" nos EUA, já que as músicas que não eram de filmes foram substituídas por seleções orquestrais das respectivas trilhas sonoras dos filmes. Dessa forma, embora o grupo tivesse gravado seis álbuns para a EMI no início de 1966, Yesterday And Today foi o décimo álbum americano dos Beatles pela Capitol, e o décimo segundo no geral. Os dois álbuns que não eram da Capitol foram A Hard Day's Night, então na United Artists Records, e Introducing ... The Beatles na Vee Jay Records.
O fato de a Capitol estar preparando um novo álbum dos Beatles para lançamento em junho, o primeiro de três no ano, também era consistente com a abordagem americana para os lançamentos de LPs da banda, seguindo o padrão de 1964 e 1965. Da mesma forma, o single "Nowhere Man" de fevereiro de 1966 – uma música da Capitol omitida de seu Rubber Soul reconfigurado em dezembro de 1965 – foi uma prática típica pela qual a empresa explorava as faixas de LPs da EMI com som mais comercial e sinalizava um álbum futuro.
Yesterday And Today incluía músicas dos dois LPs mais recentes dos Beatles que ainda não haviam sido incluídas em álbuns americanos, além de três do LP que começaram a gravar em abril de 1966, além de duas músicas que até então só haviam sido lançadas consecutivamente em um single:
de Help!: as faixas "Yesterday" e "Act Naturally" (respectivamente, eram lados A e B de um single lançado pela Capitol nove meses antes)
de Rubber Soul: "Nowhere Man" e "What Goes On" (lançadas como lado B do single de fevereiro de 1966), além de "Drive My Car" e "If I Needed Someone"
ambos os lados do single duplo lado A de dezembro de 1965: "Day Tripper" / "We Can Work It Out"
do ainda não lançado Revolver: as faixas "I'm Only Sleeping", "Doctor Robert" e "And Your Bird Can Sing". As mixagens mono eram diferentes daquelas usadas no lançamento de Revolver, em agosto de 1966, enquanto a versão estéreo de Yesterday And Today continha inicialmente mixagens duofônicas ("estéreo falso") das três músicas.
Edições subsequentes do álbum da Capitol usaram as mixagens estéreo verdadeiras.
A natureza confusa com que a Capitol montou seu trabalho para o mercado norte-americano enfureceu os Beatles, assim como Brian Epstein e George Martin, empresário e produtor musical da banda, respectivamente. O LP de junho de 1966 foi incomum na inclusão de faixas que ainda não haviam sido lançadas no Reino Unido. Essas três gravações do Revolver foram todas escritas por John Lennon, cuja presença como compositor na versão de onze canções do Revolver da Capitol foi, portanto, bastante reduzida. Em uma entrevista de 1974, Lennon reclamou que os Beatles "colocaram muito trabalho no sequenciamento" de seus álbuns e que lhes disseram que "havia alguma regra ou algo assim" contra o lançamento dos LPs completos de quatorze canções nos Estados Unidos, o que levou a lançamentos da Capitol como Yesterday And Today.
Side one
1. "Drive My Car" McCartney and Lennon 2:25
2. "I'm Only Sleeping" Lennon 2:58
3. "Nowhere Man" Lennon 2:40
4. "Doctor Robert" Lennon 2:14
5. "Yesterday" McCartney 2:04
6. "Act Naturally" (Johnny Russell, Voni Morrison) Starr 2:27
Total length: 14:48
Side two
1. "And Your Bird Can Sing" Lennon 2:02
2. "If I Needed Someone" (George Harrison) Harrison 2:19
3. "We Can Work It Out" McCartney 2:10
4. "What Goes On" (Lennon–McCartney, Richard Starkey) Starr 2:44
5. "Day Tripper" Lennon and McCartney 2:47
Total length: 12:02



Nenhum comentário:
Postar um comentário