Procure Seu Produto

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

LP Pantera Cowboys From Hell Disco Vinil Com Encarte 1990

CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO





COM ENCARTE

"Cowboys From Hell" é o quinto álbum de estúdio e estreia em uma grande gravadora da banda americana de heavy metal Pantera, lançado em 24 de julho de 1990 pela ATCO Records. Marcou a primeira de muitas colaborações com o produtor Terry Date. Este também foi o álbum em que o Pantera abandonou completamente o estilo glam metal de seus álbuns anteriores em favor de um som mais pesado. Foi reconhecido como um dos primeiros álbuns de groove metal da história.
As sessões de composição de Cowboys From Hell ocorreram ao longo de 1988 e 1989. Buscando uma gravadora para lançar seu álbum, o grupo recebeu ofertas de contrato firme da EPIC e da Roadracer, que haviam demonstrado interesse em contratá-los. No entanto, eles acabaram sendo recomendados a produtores musicais com uma abordagem "mais comercial", como explicou o baterista Vinnie Paul. Após ser rejeitado "28 vezes por todas as grandes gravadoras da face da Terra", o representante da ATCO Records, Mark Ross, foi convidado por seu chefe, Derek Shulman (que estava interessado em contratar o Pantera), para ver a banda se apresentar depois que o furacão Hugo o deixou preso no Texas. Ross ficou tão impressionado com a performance da banda que ligou para seu chefe naquela noite, sugerindo que o Pantera assinasse com a gravadora.
A ATCO Records aceitou, mas a banda teve que esperar seis meses antes de começar a gravar no Pantego Sound Studio em Pantego, Texas. Os relatos variam quanto à duração das sessões de gravação de Cowboys From Hell; o baixista Rex Brown afirmou em uma entrevista de 2010 à Metal Hammer que as sessões de gravação ocorreram de fevereiro a abril de 1990, porém o vocalista Phil Anselmo também afirmou que o álbum foi gravado em 1989. A escolha inicial do Pantera como produtor de Cowboys From Hell foi Max Norman, com base em seu trabalho com Ozzy Osbourne. Norman, que voou para Houston para assistir à apresentação da banda, inicialmente concordou em trabalhar no álbum, mas pouco antes do início das sessões de gravação, recebeu a oferta de produzir o álbum de estreia do Lynch Mob, Wicked Sensation. O Pantera então propôs a Terry Date a produção do álbum, com base em seu trabalho com Soundgarden, Metal Church e Overkill, sendo que este último, The Years Of Decay, havia influenciado o timbre da guitarra de Dimebag Darrell, bem como a transição da banda do glam/heavy metal tradicional para o thrash/groove metal.
De acordo com Love It Loud, o Pantera "adotou um novo som e atitude, a composição do que se tornaria Cowboys From Hell viu a banda explorar assuntos mais sombrios, enquanto a guitarra seria visivelmente mais pesada." As influências e inspirações para a produção do álbum, bem como sua direção musical, foram Black Sabbath, Judas Priest, ZZ Top, Metallica, Slayer, Megadeth, Anthrax, Testament, Overkill, Faith No More, King's Minor Threat, Mercyful Fate, Savatage, Voivod e a então emergente banda Exhorder.
A banda gravou um álbum demo autoproduzido em 1989, que continha 11 faixas, 10 das quais fariam parte do álbum. As últimas faixas a serem escritas foram "Primal Concrete Sledge" e "Clash With Reality", enquanto uma música intitulada "The Will To Survive" foi descartada no início das sessões de gravação. Durante as sessões de gravação, a banda optou por um método pouco convencional: Paul gravou primeiro as faixas de bateria, depois Darrell gravou a guitarra e Brown gravou o baixo apenas com as guitarras. Isso resultou em um som mais consistente; pequenas imprecisões foram corrigidas editando manualmente as fitas.
Love It Loud observou que "a banda estava confiante em relação ao seu material e a si mesma, finalmente sentindo que estava fazendo o tipo de álbum em que acreditava. Uma faixa-chave que surgiu durante a composição foi "Cemetery Gates", uma balada poderosa de sete minutos que seria a primeira música a mostrar tanto a diversidade da banda quanto o alcance vocal de Anselmo"; a introdução acústica foi escrita por último por Brown.Love It Loud também afirmou que "embora já tivessem gravado quatro álbuns antes de Cowboys From Hell, os membros do Pantera reconheceram este como seu álbum de estreia oficial, trabalhando com um produtor profissional e uma grande gravadora pela primeira vez e criando música que não era simplesmente roubar de outras bandas semelhantes em uma tentativa de atrair atenção".
A arte da capa retrata a banda em um pitoresco salão de faroeste. Na realidade, é uma foto de 1910 do "Cosmopolitan Saloon" em Telluride, Colorado, com os membros da banda colados sobre ela. Dimebag Darrell é retratado no centro tocando violão, enquanto Vinnie Paul está à sua direita contando dinheiro, Rex Brown está encostado no balcão e Phil Anselmo é mostrado pulando no ar à esquerda de Brown. Anselmo afirma que pulou de um banquinho de bar para ficar bem alto no ar e que levou cerca de dez tomadas até que os cinegrafistas conseguissem a foto do estilo desejado.

1. "Cowboys from Hell" 4:06
2. "Primal Concrete Sledge" 2:13
3. "Psycho Holiday" 5:19
4. "Heresy" 4:47
5. "Cemetery Gates" 7:02
6. "Domination" 5:04
7. "Shattered" 3:22
8. "Clash with Reality" 5:16
9. "Medicine Man" 5:15
10. "Message in Blood" 5:10
11. "The Sleep" 5:47
12. "The Art of Shredding" 4:18
Total length: 57:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...