CLIQUE AQUI PARA O PRODUTO
The Beatles, conhecido como The White Album, é o nono álbum de estúdio e único álbum duplo dos The Beatles, lançado em 22 de novembro de 1968. Com uma capa branca lisa, a capa não contém gráficos ou texto além do nome da banda em relevo. Isso foi pensado como um contraste direto com a arte da capa vívida do LP anterior da banda, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Os Beatles são reconhecidos por seu estilo fragmentário e pela diversidade de gêneros, incluindo folk, country rock, blues britânico, ska, music hall, hard rock e avant-garde. Desde então, tem sido visto por alguns críticos como uma obra pós-moderna e, retrospectivamente, é amplamente considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos. O álbum foi o primeiro LP lançado pela banda pela então recém-fundada Apple Records, após álbuns anteriores terem sido lançados pela Parlophone no Reino Unido e pela Capitol Records nos Estados Unidos.
No final de maio de 1968, os Beatles retornaram aos estúdios da EMI em Londres para iniciar as sessões de gravação que duraram até meados de outubro. Durante essas sessões, discussões frequentes surgiam entre o quarteto sobre diferenças criativas e a presença da nova parceira de John Lennon, Yoko Ono, o que subvertia a política dos Beatles de excluir esposas e namoradas do estúdio. Após uma série de problemas, incluindo o produtor George Martin tirando férias sem aviso prévio e a saída repentina do engenheiro Geoff Emerick durante uma sessão, Ringo Starr deixou a banda por duas semanas em agosto. As mesmas tensões continuaram ao longo do ano seguinte e levaram à separação da banda.
O álbum apresenta 30 músicas, 19 das quais foram escritas durante março e abril de 1968 em um curso de Meditação Transcendental em Rishikesh, Índia. Lá, o único instrumento ocidental disponível para a banda era o violão; várias dessas músicas permaneceram acústicas no álbum e foram gravadas solo ou apenas por parte do grupo. A estética da produção garantiu que o som do álbum fosse reduzido e menos dependente da inovação do estúdio do que a maioria de seus lançamentos desde Revolver (1966). Os Beatles também romperam com a tradição da banda na época de incorporar vários estilos musicais em uma única música, mantendo cada peça musical consistentemente fiel a um gênero selecionado.
O lançamento incluía um pôster com uma montagem de fotografias, com as letras das músicas no verso, e um conjunto de quatro retratos fotográficos tirados por John Kelly. As fotografias para o pôster foram montadas por Hamilton e McCartney, que as classificaram de diversas maneiras ao longo de vários dias antes de chegarem ao resultado final.
Durante a produção, o álbum tinha o título provisório de A Doll's House. Isso foi alterado quando a banda inglesa de rock progressivo Family lançou o álbum com título semelhante, Music in a Doll's House, no início daquele ano.
As versões em fita do álbum não apresentavam uma capa branca ou o sistema de numeração. Em vez disso, as versões em cassete continham capas com versões em preto e branco de alto contraste (sem cinza) das quatro fotografias de Kelly. Esses lançamentos de duas fitas são sequenciados de forma diferente do álbum, a fim de equalizar os comprimentos dos lados da fita.



Nenhum comentário:
Postar um comentário